"É preciso vencer a Pastoral da Manutenção", alertou padre Marcelo durante Assembleia Arquidiocesana da Dimensão Sociopolítica

08/07/2019 às 14h36

“Às vezes a Igreja está cheia de fiéis, mas o mundo está vazio de Deus. O que estamos fazendo presos ali? Não assumimos a missão de evangelizar. É preciso vencer a Pastoral da Manutenção. Temos tendência a nos acomodar. Mas a fé deve nos incomodar constantemente”, advertiu o coordenador da Dimensão Sociopolítica, padre Marcelo Santiago, em sua palestra proferida durante a Assembleia Arquidiocesana da Dimensão Sociopolítica, realizada neste final de semana (5 a 7), na Casa de Retiros Cardeal Cardijn, em Conselheiro Lafaiete. Estiveram presentes 72 representantes das cinco regiões pastorais da Arquidiocese e os padres Edmar José da Silva, José Julião da Silva, Anselmo José dos Santos, Paulo Barbosa, Geraldo Barbosa, Oscar de Oliveira Germano e José Raimundo da Silva.

O coordenador arquidiocesano convidou os participantes a refletirem sobre o tema “A Dimensão Social da Evangelização na Arquidiocese de Mariana e as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAEs 2019-2013)”. Ele apresentou os quatro pilares das diretrizes (Eucaristia, Palavra, Ação Missionária e Caridade) e insistiu na necessidade de “enfrentar novos terrenos e criar o espírito missionário no cristão”, exortando aos participantes de que a Dimensão Sociopolítica precisa ser exemplo e manifestar a todos a alegria do Evangelho.

Recordando a periferia pobreza, eleita como prioridade na Assembleia Arquidiocesana de Pastoral de 2017, padre Marcelo encerrou sua fala pedindo a todos para não se esquecerem dos pobres. Os participantes foram divididos em grupos para responder questões formuladas a partir dos 5 eixos temáticos do Fórum Social pela Vida (Estado do Bem Viver, Saúde e Segurança Alimentar, Justiça Restaurativa, Água, Minério e Energia para a Soberania, Dignidade Humana) e das prioridades pastorais arquidiocesanas: Juventude, Pobreza e Família. Logo após, houve o plenário para a discussão das conclusões de cada grupo.

 

Conclusões

No domingo (7), houve a constituição da Coordenação Arquidiocesana da Dimensão Sociopolítica, com novos membros; a indicação e aprovação de nomes para a composição da Comissão Arquidiocesana para o Meio Ambiente e da Comissão Arquidiocesana de Mulheres, a serem divulgados posteriormente.

Padre Marcelo destaca que a a Assembleia comprometeu-se com o estudo e aplicação das cartilhas da “Dimensão Social da Evangelização na Arquidiocese de Mariana” e “Pobreza: periferia que reclama a luz do Evangelho”, dando continuidade ao Projeto Arquidiocesano de Evangelização da Juventude (PAEJU) e fortalecendo a articulação e os trabalhos da Pastoral Familiar.

Outra iniciativa foi o levantamento de propostas em vista da celebração do Dia Mundial dos Pobres, com o desejo de que possam ganhar terreno em toda a Arquidiocese. “A Assembleia também debruçou seu olhar para a Bacia do Rio Doce, reafirmando o seu compromisso com a regeneração desta Bacia, com olhar voltado para os atingidos e atingidas para que tenham seus direitos respeitados, sua dignidade reconhecida, seus bens ressarcidos e seu protagonismo considerado, na busca de soluções que atendam aos seus legítimos interesses”, informa o padre.

Em sua visão, a terceira assembleia da Dimensão Sociopolítica conseguiu concretizar os seus objetivos, que eram: definir as coordenações regionais e arquidiocesana, com nova recomposição; abrir horizontes novos de atuação em comunhão eclesial, à luz do Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) e das novas diretrizes gerais da ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e fortalecer os membros nos passos em vista do próximo Fórum Social Arquidiocesano pela Vida, em Barão de Cocais. “Foi um momento especial das bênçãos de Deus para esta dimensão chamada a servir, em nome de Jesus Cristo, no compromisso com a vida e a partir dos pequenos, pobres e necessitados. Que Deus nos ajude a cumprir, o que nos inspirou nesta assembleia para honra e Glória de seu nome, vida e salvação de seu povo”, ressalta.

 

    

 

Veja mais fotos aqui

 

Da redação com informações e fotos da Dimensão Sociopolítica


Voltar

Confira também: