sexta-feira

, 29 de março de 2024

Nova presidência do Regional Leste 2 da CNBB é eleita

31 de maio de 2023

Dom José Carlos de Souza Campos, Arcebispo de Montes Claros (MG) foi reeleito na tarde desta quarta-feira, 31 de maio, como presidente do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O episcopado do Estado de Minas Gerais também escolheu Dom Airton José dos Santos, Arcebispo de Mariana (MG), como vice-presidente e Dom Joel Maria dos Santos, Bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), como secretário. A eleição foi realizada durante a Assembleia do CONSER.

Dom José Carlos de Souza Campos – Nasceu em Itaúna (MG) em 03 de janeiro de 1968. Filho de José Pinheiro Campos e Piedade Souza Campos. Fez seu curso de mestrado em teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, de 2000 a 2002. Durante boa parte de sua vida exerceu o magistério. Foi professor em Belo Horizonte e Pará de Minas.

Em 2014 foi nomeado como bispo diocesano de Divinópolis (MG). No ano seguinte eleito como Secretário (2015-2019) e em 2019 foi eleito como presidente do Regional Leste 2.

Dom Airton José dos Santos – Nasceu em Bom Repouso, no Sul de Minas Gerais, no dia 25 de junho de 1956, primeiro dos sete filhos do casal José Julião dos Santos e Benedita Vieira da Fonseca. Cursou Filosofia no período de 1979 a 1981, nas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), em São Paulo, obtendo o título de Bacharel em Filosofia com Licenciatura Plena. No ano seguinte, em 1982, ingressou no curso de Teologia da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, no Ipiranga, em São Paulo.

Em 2012, o Papa Bento XVI nomeou Dom Airton como o 7º Bispo e 5º Arcebispo Metropolitano de Campinas. Após o Papa Francisco aceitar a renuncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Mariana, apresentada por Dom Geraldo Lyrio Rocha, tendo completado 75 anos, Dom Airton foi nomeado arcebispo da Igreja Particular em 2018.

Dom Joel Maria dos Santos – Nasceu em 8 de fevereiro de 1966, em Belo Horizonte (MG). Filho de Noraldino Maria dos Santos e Luiza Izabel dos Santos. Possui formação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa, da mesma universidade, onde também cursou Psicologia. Tem especializações em Teologia Pastoral, Ciências da Religião e Hermenêutica Bíblica, todas pela PUC Minas.

Em 2021, o Papa Francisco o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Agenda

VEJA TAMBÉM