Quinta-feira, 02 de Abril de 2015
Arquidiocese de Mariana

14/ago/2013
Santuário de Santana do Deserto recebe visita pastoral

Realizando visita pastoral na paróquia de Santo Antônio, em Rio Doce, por iniciativa de seu administrador paroquial, padre Márcio Evane Bastos, o arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha realizou também uma visita pastoral ao Santuário de Santana do Deserto, coordenado pelo monsenhor cônego Roberto Natali Starlino, vigário judicial da Arquidiocese de Mariana e formador do seminário arquidiocesano.

Dom Geraldo, juntamente com o padre Márcio Evane foram recepcionados no último sábado, dia 10, na praça do Santuário de Santana do Deserto, onde também foi recebido pelo reitor do Santuário e por numerosa população.  O arcebispo rompeu uma fita que intercalava duas árvores adentrando pela praça do Santuário sendo acompanhado pela banda de congado da localidade supracitada. Ao chegar ao Santuário, beijou o crucifixo e aspergiu os fiéis presentes no interior da igreja. Após breve oração na Capela do Santíssimo, foi acolhido pelas palavras de boas vindas do reitor, monsenhor cônego Natali, que ressaltou a historicidade do Santuário, lembrando seu edificador, cônego Sebastião Inácio de Moura e relembrando as visitas dos arcebispos dom Oscar e dom Luciano. Em seguida foi proferida uma mensagem de acolhida pela integrante do Conselho de Pastoral do Santuário, Maria Vera Leandro.

Após a breve acolhida, dom Geraldo concedeu atendimento individual. E, prosseguindo a visita, deu início à assembleia de pastoral extraordinária com membros do conselho de pastoral e com membros da comunidade. Monsehor cônego Natali apresentou os membros do conselho de pastoral e das pastorais ao arcebispo. Em seguida, o seminarista Fabiano Alves proferiu a leitura do relatório geral de pastoral do santuário o qual assinalava as inúmeras iniciativas tomadas pelo Santuário a fim de implantar a evangelização dos que ali chegam para fazer suas orações, e as dificuldades enfrentadas de se renovar o contingente daqueles que se oferecem para o serviço da Igreja. Monsenhor cônego Natali salientou que tais atividades só são possíveis graças ao incansável trabalho do saudoso cônego Sebastião Inácio de Moura, seu antecessor e incentivador de sua vocação sacerdotal.

Dom Geraldo elogiou o relatório de pastoral e rendeu graças a Deus pelas iniciativas tomadas oferecendo seu parecer para a solução das carências. Em seguida, encerrou a visita com a celebração da Santa Missa, na qual fora descerrado uma pequena placa com o registro da visita pastoral. A visita pastoral contou ainda com o auxílio do seminarista Wanderlei, de Viçosa.

Colaborou: Fabiano Alves de Assis

Seminarista do 3º ano de Filosofia

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Samsung Galaxy S4, Galaxy S5 Outlook synchronisieren, Android update, Eclipse