Arquidiocese Participa do V Congresso Estadual da IAM

09/08/2017 às 14h34

A Arquidiocese de Mariana enviou trinta e três representantes ao V Congresso Estadual da Infância Missionária, realizado na cidade de Três Corações, Diocese de Campanha, nos dias 28 a 30 de julho.

O encontro, em sintonia com o Ano Mariano, teve como tema “Missionários com Maria” e o lema: “fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). O objetivo dessa edição foi recordar a presença de Maria na vida da Igreja e do povo e ajudar as crianças e adolescentes a cumprir os compromissos da IAM de “Tornar Maria, a Mãe de todos os povos, conhecida e amada” e, juntos com Maria, “Tornar Jesus conhecido e amado”.

Durante a abertura do Congresso, Dom José Lanza Neto, Bispo Referencial da Missão, no Regional Leste 2, da CNBB, afirmou que se que para ser uma Igreja em saída, como diz o Papa Francisco, uma Igreja verdadeiramente missionária, é precisocomeçar pelas crianças e adolescentes.

Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente, Assessor Arquidiocesano da IAM, foi o responsável pro apresentar o tema e o lema do encontro. “Por amor e obediência a Deus, Maria respondeu “Sim” ao chamado de ser a Mãe do Salvador. Logo em seguida, ela se faz pequena e vai à casa de Isabel para servi-la. Também em Caná da Galileia Maria se coloca ao lado daqueles que estão servindo. Por isto ela foi capaz de perceber as dificuldades da família. Maria é o modelo do missionário: sempre diz “sim” ao chamado de Deus, está sempre a serviço e atenta às dificuldades do outro, sempre pronta a sair em socorro de quem precisa”, afirmou padre Adelson.

As crianças e adolescentes da Arquidiocese de Mariana encenaram os textos bíblicos nos quais foram baseadas as palestras de padre Adelson. O encontro contou ainda com oficinas, orações e uma noite cultural. Uma das crianças, o Luiz Augusto, disse que aprendeu muitas coisas que vão ajudá-lo a ser um bom missionário. Disse ainda que o que ele menos gostou foi que o Congresso acabou muito rápido.

Após a Missa de encerramento, foi feito o envio dos congressistas e o também anunciada a Arquidiocese de Mariana como a sede do próximo Congresso Estadual da IAM, em 2019. A Coordenadora Arquidiocesana recebeu a cruz missionária da IAM e a imagem de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira do Estado de Minas Gerais.

Ao final do encontro, os congressistas assumiram três compromissos, em nome da IAM de Minas Gerais:


Voltar

Confira também: