terça-feira

, 23 de abril de 2024

Núcleo da CRB realiza sua primeira reunião em Barbacena

05 de maio de 2017 Arquidiocese

A primeira reunião do ano dos Religiosos do Núcleo da CRB de Barbacena foi realizada na Casa de Retiros dos Salesianos, no dia 29 de abril. O encontro foi marcado pela alegria e fraternidade do reencontro dos participantes e a acolhida de novos integrantes ao grupo de religiosos.

“As boas vindas foram para as Irmãs de São Francisco da Providência de Deus, que no momento assumem uma missão educativa no atendimento de crianças e adolescentes. Acolhemos, também, com muito entusiasmo os noviços Salesianos, um grupo de 19 jovens, e os Passionistas com um grupo de 06 jovens que estão na etapa do Aspirantado”, conta irmã Lucenir, Carmelita da Divina Providência.

Os noviços Salesianos receberam o grupo com uma calorosa e animada acolhida. Aós esse momento, a reunião foi iniciada com a missa. Na homilia o padre Lauro Takaki Shinohara, Salesiano, refletiu sobre a coragem e o compromisso social e destemido de Santa Catarina de Sena, a qual é hoje testemunho para os novos apelos da Vida Religiosa Consagrada.

O tema proposto para a reflexão do encontro foi “Maria e a vida Religiosa”, ministrado pelo padre Luis Carlos Meneghetti, Passionista, que através de uma dinâmica participativa, interpelou os religiosos a refletirem sobre “o lugar que Maria ocupa em sua vida”, perpassando pelas experiências das devoções populares de Nossa Senhora nas diversas culturas e em cada Congregação.

Uma reflexão em grupo sobre a “Homilia do Papa Francisco do dia 02 de fevereiro de 2017, XXI dia mundial da Vida Consagrada” também fez parte da pauta. “Nesta homilia o Papa Francisco apresenta vários pontos pertinentes à Vida Religiosa interpelando-a para a esperança e para o “colocarmo-nos com Jesus no meio do seu povo”. Nesse sentido, o Papa reforça que a Vida Religiosa Consagrada é chamada a ser sinal de amor e profecia junto ao povo, enfim, “sair de si mesmo para se unir aos outros”, assim como fez e ensinou-nos o Mestre Jesus”, explica irma Lucenir.

O encontro foi encerrado com um almoço de confraternização. “Retornamos para as nossas comunidades imbuídos de alegria e esperança para a continuidade de nossa Missão no Reino de Deus, certos de que o caminho se faz caminhando, portanto, estarmos atentos aos apelos de Deus para uma Igreja em saída como nos adverte o Papa Francisco”, ressalta a irmã.

Colaborou: Núcleo da CRB de Barbacena – Região Sul

Agenda