quinta-feira

, 18 de abril de 2024

Primeira missa é celebrada no novo terreno de Bento Rodrigues

02 de maio de 2017 Arquidiocese

Ontem, primeiro de maio, a comunidade de Bento Rodrigues participou da primeira missa no terreno onde será construído o novo distrito. O encontro aconteceu no dia do padroeiro dos trabalhadores, São José Operário, como um pedido de benção para o trabalho feito até agora e para os que ainda serão iniciados na Lavoura.

“Foi um dia histórico para Mariana, especialmente para a comunidade Bento Rodrigues”, afirma o padre Geraldo Barbosa. “Com a participação de várias famílias de Bento Rodrigues e de agentes de pastorais e movimentos de outras comunidades, abençoamos a cruz, que ali permanecerá edificada como sinal de vitória. No final da celebração, encerramos com a partilha do feijão tropeiro com arroz, animados pela música ao vivo de Zezinho e Irene. O detalhe especial, a participação dos irmãos evengélicos, animando junto com o coral da celebração”, conta.

Antes da missa, houve o ato cívico com a palavra do prefeito de Mariana, Duarte Júnior, reafirmando que os atingidos precisam ser ouvidos. Também falaram o presidente da associação dos moradores, Zezinho do Bento, Letícia Oliveira do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Antonio de Souza e Mauro, da comissão e liderança da comunidade. O engenheiro da Cáritas, Felipe Cardoso Vale Pires, apresentou o mapa indicando a poligonal com características semelhantes ao distrito de Bento Rodrigues original.

Para Andreia Aparecida Sales, ex-moradora de Bento, o encontro ajudou a aumentar a expectativa. “Pra gente é uma esperança de ficar todos juntos. A gente sabe que nunca vai ser igual o outro, mas vamos voltar a ficar mais próximos um do outro porque em Mariana estamos muito longe”, afirma.

Agenda