terça-feira

, 16 de abril de 2024

Tríduo Pascal é vivenciado pela paróquia São Sebastião em Coimbra

17 de abril de 2017 Arquidiocese

A paróquia São Sebastião de Coimbra, Região Pastoral Marina Leste, vivenciou com muita intensidade o tríduo pascal, oportunidade que os paroquianos tiveram para celebrarem com fé os mistérios de Jesus Cristo, sua entrega total por amor e doação.

Na quinta-feira santa, 13, o padre Lindomar Bragança presidiu a missa e realizou a cerimonia do lava pés. Nesta liturgia foi ressaltada a importância da instituição da eucaristia na vida dos fieis e a instituição do Sacerdócio, ponto forte em que os paroquianos rezavam agradecendo a Deus pelos sacerdotes, de modo especial pelo pároco da cidade, e para que o Senhor envie mais operários para o serviço sacerdotal. Também ficou forte neste dia a certeza de que ao celebrar a sua última ceia, Jesus deixou o mandamento do amor e o ensinamento para que todos nós também sejamos lavadores de pés, sobretudo, na ajuda e atenção aos mais pobres e excluídos da sociedade.

A sexta-feira da paixão, 14, foi marcada pelo recolhimento e penitência. Logo de madrugada, às 4h, foi realizada uma via sacra pelas ruas da cidade, onde os fieis refletiram sobre os passos de Jesus Cristo até a sua morte e também sobre a Campanha da Fraternidade. Às 15h foi celebrada a ação liturgia, onde os fieis se reuniram para juntos adorarem a Santa Cruz.

Na noite de sexta-feira, o grupo de teatro da paróquia fez uma encenação do julgamento e morte de Jesus, e logo após a encenação, o sermão do descendimento da cruz foi realizado pelo seminarista João Luiz da Silva. Em sua pregação o seminarista ressaltou sobre as pessoas configurarem suas vidas ao sofrimento de Jesus Cristo, sempre numa atitude de obediência a vontade do Pai. Uma multidão seguiu a procissão do Senhor morto pelas ruas da cidade.

No sábado santo, 15, foi celebrada a solene vigília pascal, noite santa da ressurreição do Senhor. Neste dia grande parte dos paroquianos participaram da missa com camisas brancas simbolizando, assim, a vitória de Cristo sobre a morte. No domingo de Páscoa, último dia da Semana Santa, a igreja matriz ficou repleta de fieis que juntos celebraram com alegria a ressurreição de Jesus Cristo. Logo após a missa festiva foi realizada uma procissão com Jesus Ressuscitado pelas ruas da cidade.

Portanto, podemos dizer que a Semana Santa na Paróquia São Sebastião em Coimbra foi realizada com muita piedade e fé. Não temos dúvidas de que todas as reflexões, celebrações, penitências, contribuíram muito para a caminhada de fé do povo Coimbrense.

Agenda