sábado

, 20 de abril de 2024

SAV da Região Mariana Sul prepara sua Assembleia Regional

24 de março de 2017 Arquidiocese

Motivados pelo Ano da Vocação Sacerdotal, vivido na Arquidiocese de Mariana, a equipe regional do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Região Pastoral Mariana Sul reuniu-se, no dia 11 de março, no salão da paróquia de São Pedro e São Paulo, em Barbacena, para a preparação de sua III Assembleia Regional, que se realizará em 20 de maio.

Durante a reunião ficou definido que a equipe visitará as quatro Foranias da região com o propósito de incentivar a criação das Equipes Vocacionais Paroquiais (EVPs), de acordo com a 1ª Meta do Projeto Vocacional Arquidiocesano. Para realizar estas visitas, que serão uma das ações de preparação para a Assembleia, foi constituída uma Equipe Visitadora, composta pelo assessor regional do SAV, padre Afrânio Vieira de Almeida, pela irmã Fátima, pela secretária regional do SAV, Ana Lúcia Monteiro, e alguns agentes do SAV das Foranias de Barbacena e de Carandaí.

Segundo padre Afrânio esta visita acontecerá através de um encontro que pretende reunir padres, membros das EVPs das paróquias nas quais elas já existem, coordenadores ou coordenadoras dos Conselhos Paroquiais de Pastoral (CPPs).

Primeira visita

No dia 19 de março, sob o patrocínio de São José, vocacionado do Pai, aconteceu a primeira visita. Esta, reuniu agentes do SAV e coordenadores paroquiais da Forania de Rio Pomba, e foi acolhida pela paróquia de São Manoel, também em Rio Pomba. Após a reunião, aproveitando a oportunidade, a Equipe Visitadora foi à paróquia do Bom Jesus da Cana Verde, em Tabuleiro, e à de Santa Bárbara, em Santa Bárbara do Tugúrio, para apresentar aos párocos a proposta do SAV.

Os representantes da equipe destacaram a recepcionada dos presbíteros e de alguns irmãos (ãs) leigos(as) que estavam presentes no ato da chegada. As visitas às Foranias de Carandaí, Alto Rio Doce e Barbacena, também já foram agendadas, respectivamente, para os dias 19, 23 e 26 de abril.

Para a equipe regional do SAV, estes encontros também servem de estímulo e reencantamento para com este Serviço tão necessário nos tempos atuais. Isto porque também é missão do Serviço de Animação Vocacional, animar vocacionalmente o cristão leigo e a cristã leiga a fortalecerem seu protagonismo, já que são a grande força evangelizadora da Igreja.

Colaboraram pela Equipe do SAV/ RMS

Ana Lúcia Monteiro e Leci Conceição do Nascimento

Agenda