Escola de Perdão e Reconciliação

23/03/2017 às 10h07

No 6º Fórum Social pela Vida, realizado em Conselheiro Lafaiete, em 2016, um dos eixos movimentados foi Justiça Restaurativa. Contou com a assessoria das Pastorais Carcerária, Criança/Menor, Sobriedade e Familiar. Assumimos o compromisso de trazer para nossa arquidiocese a Escola de Perdão e Reconciliação (ES.PE.RE). Trata-se de um curso teórico vivencial, no qual se aprofundam os sentimentos da raiva e rancor reprimidos, retomada e ressignificação dos fatos, compaixão, misericórdia, construção da verdade, justiça restaurativa, os pactos e a celebração.

Os participantes aprendem a administrar as emoções e sentimentos causados pela violência, conflitos e desafios da vida cotidiana, culminando com a reconstrução do indivíduo, família e sociedade, no caminho da paz e da fraternidade. A metodologia “aborda as quatro dimensões humana: o pensar (aspecto cognitivo), o sentir (aspecto emocional), o fazer (aspecto condutual) e o transcender (aspecto espiritual).”

Na reunião da coordenação da pastoral carcerária, no dia 04 de março, apresentamos a proposta da assessoria de Belo Horizonte, que vão nos auxiliar na organização da ES.PE.RE. Apresenta como conquistas de quem participa: reconhecimento e confronto de emoções, transformando aquelas que podem estar dificultando uma convivência adequada com o outro ou consigo mesmo. O outro é reconhecido como um ser humano único e singular, mas que possui uma natureza humana semelhante. Desenvolvimento de estratégias para a escuta ativa de si mesmo e dos outros. Compreensão da verdade como uma construção coletiva de consensos. Promoção da justiça restaurativa para superação de conflitos pessoais e comunitários. Prevenção da repetição de atos dolorosos através da celebração da memória. Desenvolvimento de atitudes vinculadas à ética do cuidado.

Se nos empenharmos é possível iniciar em maio e para facilitar a melhor participação de nossos agentes, podemos realizar em Lafaiete, atendendo as regiões Oeste Centro e Sul; Mariana, pela região Norte e Ponte Nova pela região Leste.

Esta proposta foi apresentada no Encontro de Presbíteros e Diáconos, no Retiro das Rosas, e dos mesmos esperamos o apoio para a melhor participação de nossos agentes. Colocamo-nos à disposição para outras informações, como também as coordenações da pastoral carcerária de nossas regiões.

Pe Geraldo Barbosa

 ESPERE BH esperebh@gmail.com

Escola de Perdão e Reconciliação Site: esperebh.wordpress.com

 Esse site dá uma ideia geral da metodologia, apresenta o currículo das facilitadoras e depoimentos de participantes, entre outros detalhes.

 


Voltar

Confira também: