quarta-feira

, 24 de abril de 2024

Arquidiocese ordena novo presbítero

20 de fevereiro de 2017 Arquidiocese

A Arquidiocese de Mariana realizou com muita alegria a ordenação presbiteral do diácono Joel Santo, no adro da Matriz de São Sebastião, sede da paróquia do distrito de Monsenhor Isidro, no sábado, 18. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha e concelebrada por Dom Francisco Barroso Filho, bispo emérito de Oliveira, Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo da diocese de Leopoldina, monsenhor Geovane Luís da Silva, bispo eleito auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, diversos padres e diáconos da arquidiocese, além dos seminaristas das casa casas de formação.

Segundo padre Joel, muitas coisas tomaram conta do seu coração nesse momento. “Toda minha caminhada vocacional, uma história de mais de 20 anos, todas as minhas experiências do amor de Deus, tantos amigos que tive a oportunidade de fazer. Quantas dores e quantas alegrias experimentei. Quantos choros e quantos sorrisos, mas sempre com os olhos fixos no Senhor. Um verdadeiro filme passa pela minha memória, pelo meu coração. Teve momentos em que dava vontade de largar tudo, de esquecer esta história de ser padre, mas ao mesmo tempo que vinha os medos vinham também as certezas de que eu não estava sozinho, o Senhor estava comigo”, afirma padre Joel.

Tempo de alegria e discernimento

O novo sacerdote entrou para o seminário no ano de 2004, com 14 anos, para cursar o ensino médio e fazer o Grupo de Oração Vocacional. Em 2007, ele entrou para o propedêutico, mas por discernimento resolveu interromper essa etapa no meio do ano. Padre Joel passou um ano fora do seminário, onde teve a oportunidade de fazer a experiência de trabalho e de namoro.

“O chamado de Deus continuava clamando forte dentro de mim, até que novamente, um ano depois, voltei para o processo formativo. Cursei a filosofia e teologia, com muitas inquietações e muitas alegrias. No dia 14 de fevereiro de 2016, fui ordenado diácono, com muita alegria. Hoje meu coração está radiante de alegria com a minha ordenação presbiteral. Claro que tenho muito medo, diante da grandeza da missão, mas tenho muita alegria devido a grandeza do Deus que me chama. Hoje só posso dizer uma coisa: ‘Eis-me aqui Senhor’”, conta.

Lema

Padre Joel escolheu como seu lema presbiteral a passagem do Evangelho de João, onde Pedro diz a Jesus: “Tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo” (Jo 21, 17). “A razão desta escolha é simples: o fato de me conhecer muito bem me faz ter consciência de minhas qualidades e valores, mas também de minhas fragilidades e pecados, mas mesmo diante de minhas fraquezas o Senhor me escolheu, pois ele sabe que muito maior que minhas fragilidades é o meu amor por Ele. Ele me escolheu não porque sou pecador, mas por causa da humana extensão de minha capacidade de amar”, explica.

Agenda