sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Seminário São José celebra Semana de Espiritualidade Missionária

25 de outubro de 2016 Arquidiocese

Ao longo da última semana o Seminário São José da Arquidiocese de Mariana viveu um tempo de profunda espiritualidade missionária. Entre os dias 17, 18 e 19 de outubro, os seminaristas realizaram um tríduo missionário, em comunhão com toda a Igreja no Brasil, rezando a partir do tema proposto para esse mês “Cuidar da Casa Comum é nossa missão” e tendo como pano de fundo a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2016, que traz como título “Igreja missionária, testemunha de misericórdia”.

Durante os três dias os seminaristas rezaram, partilharam e ouviram testemunhos de pessoas que tem dedicado suas vidas ao serviço missionário.

A celebração desse tríduo ajudou as duas casas de formação, Filosofia e Teologia, a se prepararem para que no dia 20, quinta-feira, fosse realizado uma partilha das experiências missionárias vivenciadas pelos próprios seminaristas. Os primeiros a relatarem foram os que participaram da II Missão de Férias na Diocese de Coroatá – MA. O grupo foi formado por cinco seminaristas e uma leiga, que é professora no curso de Filosofia. Essa experiência ocorreu durante o último mês de janeiro na cidade de Cantanhede – MA, envolvendo alguns seminaristas da Arquidiocese de Mariana e da Diocese de Coroatá – MA.

Em seguida, os seminaristas que participaram da Missão CADB-Sobriedade, que tem como fim a acolhida a dependentes químicos e suas famílias, bem como o trabalho de prevenção as drogas,que ocorreu, também, em janeiro na paróquia de São Pedro e São Paulo, em Barbacena, relataram sua experiência. Os dois seminaristas que participaram da Experiência Missionária em Porto Velho – RO relataram suas vivências em terras rondonienses. Eles estiveram na Arquidiocese de Porto Velho entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016.

Ao final o grupo louvou a Deus por tantas iniciativas bonitas que estão surgindo por parte dos próprios seminaristas.

Agenda