sexta-feira

, 29 de março de 2024

Comunicadores paroquiais se reúnem em Mariana

24 de outubro de 2016 Arquidiocese

Com o objetivo de refletir sobre a importância da Pastoral da Comunicação (PASCOM), equipes das regiões pastorais da Arquidiocese participaram no último sábado, 22 de outubro, do Encontro de Comunicadores Paroquiais. Os participantes foram assessorados pelo jornalista da Arquidiocese, Marcelo Martins, e pelo assessor arquidiocesano da PASCOM, padre Edir Martins Moreira. A conversa trouxe para a roda o funcionamento das PASCOM’s, os defeitos e as dificuldades de se consolidar esse setor em cada paróquia.

Em dinâmica de grupo, os participantes contaram um pouco sobre as suas experiências com a comunicação e dá necessidade de se comunicar de forma clara e objetiva. Como parte da discussão, trechos do filme “Mercado da notícia” de Jorge Furtado foram exibidos para exemplificar a responsabilidade depositada no comunicador paroquial.

Para Marcos José Timóteo, de Piranga, Região Pastoral Mariana Centro, a proposta de encontro foi muito interessante e uma ótima oportunidade para se pensar comunicação daqui para frete. “Foi bom para discutirmos sobre as formações necessárias, além de identificar erros e buscar caminhos para melhorar. Já vou colocar as ideias na reunião da pastoral aqui,”concluiu.

O jornalista Marcelo Martins discutiu muito sobre a ética na comunicação e esclareceu dúvidas sobre postagens em redes sociais e sobre os jornais paroquiais na comunidade. Padre Edir pediu para que todos encaminhassem as propostas de melhorias para o e-mail do Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Mariana ( DACOM) para deixar os encaminhamentos para o próximo encontro.

Agenda