sexta-feira

, 29 de março de 2024

Rumo ao 6° Fórum Social pela Vida

21 de setembro de 2016 Arquidiocese

A Arquidiocese de Mariana está se preparando para o 6° Fórum Social pela Vida na cidade de Conselheiro Lafaiete (MG), na Região Pastoral Oeste. Programado para os dias 27 a 30 de outubro, o evento pretende reunir cerca de 1000 participantes, representando as pastorais sociais, os conselhos paroquiais, os movimentos populares e sociais, entidades, organismos e sindicatos, lideranças sociais dos conselhos de direitos e das secretarias municipais.

Um dos destaques desta edição é a realização da Romaria do Servo de Deus Dom Luciano, que vai fazer memória aos 10 anos do falecimento de uns dos grandes idealizadores do Fórum. A Romaria tem início às 8h, em frente ao Cristo Redentor de Conselheiro Lafaiete, e segue em caminhada até o Santuário/Basílica do Sagrado Coração de Jesus, encerrando-se com a missa.

Leia na íntegra a carta do padre Marcelo Santiago, assessor da Dimensão Sociopolítica, sobre o Fórum Social.

Prezado irmão sacerdote e distinta comunidade paroquial,

Cordiais saudações de Paz e Bem!

Recordamos a todos a realização do 6° FÓRUM SOCIAL ARQUIDIOCESANO PELA VIDA. O evento acontece em Conselheiro Lafaiete, na Região Oeste, nos dias 27 a 30 de Outubro. No momento, as equipes intensificam seus trabalhos, ajustando os últimos detalhes para que este evento responda aos anseios e expectativas que trazemos de ASSUMIR, EM PASSOS LARGOS, O COMPROMISSO PERMANENTE, À LUZ DA FÉ E DA CIDADANIA, EM DEFESA DA VIDA, DA DIGNIDADE HUMANA E DA PROMOÇÃO DO BEM COMUM.

AGRADECEMOS O EMPENHO DAS PARÓQUIAS em inscrever as suas lideranças para participar deste fórum social. Seremos em número aproximado de 1.000 participantes, representando as pastorais sociais, os conselhos paroquiais, os movimentos populares e sociais, entidades, organismos e sindicatos, lideranças sociais dos conselhos de direitos e das secretarias municipais. Se por alguma razão, ainda não foi possível fazer a inscrição de representantes de sua comunidade paroquial, favor olhar, o quanto antes, em sua região pastoral se há vagas e se ainda é possível fazer inscrições.

NOSSO MUITO OBRIGADO, IGUALMENTE, AOS VIGÁRIOS EPISCOPAIS E ÀS SECRETÁRIAS DOS REGIONAIS que, juntamente com as coordenações regionais da dimensão sociopolítica, vão auxiliando nesse processo de garantir a presença de lideranças de seu regional no fórum social.

A PARTIR DAS 16h DO DIA 27 DE OUTUBRO, ESTAREMOS ACOLHENDO, NO COLÉGIO NAZARÉ, EM CONSELHEIRO LAFAIETE, os que veem participar conosco. Com conferências, testemunhos, oficinas de trabalho e celebrações, estaremos aprofundando NOSSA MISSÃO DE CUIDAR DA CASA COMUM E NOSSO COMPROMISSO DE LUTAR POR UMA POLÍTICA E POR UMA ECONOMIA A SERVIÇO DA VIDA.

NO DIA 30 DE OUTUBRO, DOMINGO, realizaremos a ROMARIA DO SERVO DE DEUS DOM LUCIANO MENDES, recordando-nos dos 10 anos de seu falecimento, fazendo memória de seu profetismo e de sua misericórdia, testemunhado no serviço ao próximo, sobretudo em favor do empobrecido e marginalizado. DOM LUCIANO VIVE NA LUTA DO POVO!

A ROMARIA TEM INÍCIO ÀS 8H, EM FRENTE AO CRISTO REDENTOR, PRÓXIMO À IGREJA DE SANTA EFIGÊNIA, EM CONSELHEIRO LAFAIETE, E SEGUE, EM CAMINHADA FESTIVA, ATÉ O SANTUÁRIO/BASÍLICA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, CONCLUINDO COM CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA, ÀS 11H30H.

Convidamos, em mais esta ocasião, as paróquias para organizarem as suas caravanas. CONTAMOS COM A REPRESENTAÇÃO DE TODAS AS PARÓQUIAS,agradecidos, no Ano Santo da Misericórdia, pela vida de dom Luciano e seu pastoreio junto ao nosso povo. NÃO DEIXEM DE PARTICIPAR!

Orientamos que, seguindo para Conselheiro Lafaiete, AS CARAVANAS TRAGAM SEU LANCHE DA MANHÃ, em razão de se tratar de um domingo, em horário bastante cedo e das dificuldades em oferecer um lanche para os que estão chegando, além dos que já participam e apoiam o fórum em número de 1.200 pessoas.

QUANTO AO ALMOÇO, para quem o desejar, inclusive para os que participam do fórum social, SERÁ COBRADA UMA TAXA NO VALOR SIMBÓLICO DE R$5,00 para auxiliar nos gastos da aquisição e confecção dos alimentos. Estimamos que não fosse assim, precisaríamos de um investimento, para esse fim, na ordem de R$35.000,00 (trinta e cinco mil reais), o que inviabilizaria o evento. Sugerimos que a paróquia ajude, no que estiver ao seu alcance, para que os seus representantes possam vir a Lafaiete. Estamos certos de sua compreensão e apoio.

Aos sacerdotes, pedimos que, mais próximos do fórum social, FALEM AO POVO E ÀS LIDERANÇAS DESTE EVENTO, de sua importância, do nosso compromisso eclesial com a dimensão social da evangelização. De igual modo, nas celebrações dos dias do fórum, REZEM, DE MODO ESPECIAL, PELOS SEUS BONS FRUTOS. Nem é preciso dizer, VOCÊS, IRMÃOS SACERDOTES, SÃO MUITO BEM VINDOS, tanto para estarem conosco em todo o tempo da realização do fórum, quanto nos momentos possíveis, diante de suas agendas e obrigações paroquiais.

Pedimos especial apoio no sentido de CONVIDAR OS ELEITOS DE SUA CIDADE – PREFEITO, VICE E VEREADORES, NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE OUTUBRO PRÓXIMO, PARA PARTICIPAREM DE UM ENCONTRO NO DIA 28 DE OUTUBRO – SEXTA FEIRA, ÀS 14H, NO AUDITÓRIO DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DE NAZARÉ. Será uma oportunidade de lhes dizer, como Arquidiocese de Mariana, uma palavra de esperança e de lhes fazer um novo apelo, em nome do povo, para que governem com justiça, espírito de serviço e especial cuidado em favor dos pobres. Mais à frente, enviaremos, via paróquia, um convite eletrônico para ser entregue aos eleitos. Desde já, muito agradecemos por mais este apoio.

Com a estima de sempre, em comunhão de orações e amizade, pela equipe de coordenação, fraternalmente,

Pe. Marcelo Moreira Santiago

Agenda