sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Reforçar os grupos de reflexão é uma das propostas da carta compromisso do Encontro de CEBs

29 de agosto de 2016 Arquidiocese

Reforçar os grupos de reflexão existentes, para que sejam célula viva da comunidade, favorecendo a união e a organização eclesial e a transformação da sociedade é um dos compromissos apresentados na carta aprovada nesse domingo, 28 de agosto, no 30° Encontro Arquidiocesano das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

Abrir ao diálogo, nas comunidades, para melhor acolher as pessoas, e dar prosseguimento aos trabalhos da carta compromisso de 2015 são outros pontos destacados no documento.

O encontro de CEBs começou na sexta-feira, 26, e foi realizado na escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira, na comunidade São José, da paróquia São Sebastião, em Itabirito, Região Pastoral Mariana Norte. Como assessor, o evento acolheu o padre Antônio Claret, que trabalhou o tema “Casa comum, desafios no campo e na cidade’ e o lema “Criação de Deus, direito e dever de todos”.

Padre Claret apresentou, durante o encontro, um breve histórico dos intereclesiais já realizados desde 1975, mostrou as características das CEB’s e propôs que a Comunidades Eclesiais assumam como gesto concreto, em médio prazo, que pelo menos cinquenta municípios da Arquidiocese tenham solucionado o problema de saneamento básico.

“A assessoria foi muito boa e as pessoas participaram bastante, todos estavam bem concentrados, atentos as palavras do padre Claret. Eu gostei do resultado da cara compromisso, ela vai ajudar bastante nos nossos trabalhos”, ressalta o participante, José Geraldo Neves, Barbacena, Região Pastoral Mariana Sul.

Além do assessor, essa edição contou com a presença do coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins, que lembrou da responsabilidade cristã nos âmbitos político, social e eclesial, e reforçou que a CEB’s são ferramenta da Arquidiocese na fidelidade ao projeto de Deus, do assessor arquidiocesano, padre José Afonso Lemos. Ele ressaltou a importância das CEBs na evangelização e transformação da sociedade, além de ter dito que a Comunidades Eclesiais devem suscitar a esperança. O anfitrião do encontro, padre Edmar José, e os padre Marcelo Santiago e Armando Godinho também marcaram presença.

Cerca de 100 pessoas, vindas das cinco regiões pastorais participaram do encontro. Além dos momentos de assessoria, trabalhos em grupo, missa e uma noite cultural fizeram parte da programação.

Agenda