sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Alterações no texto base do PAE foram apresentadas ao CAP

26 de agosto de 2016 Arquidiocese

As sugestões e considerações recebidas das Regiões Pastorais para o texto base do Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) foram apresentadas na reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) realizada nessa quinta-feira, 25 de agosto, em Mariana.

“O instrumento de trabalho, em vista, do novo Projeto Arquidiocesano de Evangelização foi muito bem recebido, estudado e avaliado pelas comunidades, paróquias e regiões. Vieram contribuições significativas, que não mudam a essência da proposta, mas a aperfeiçoam, a enriquece. Agora, o CAP tem a missão de avaliar as emendas que foram feitas e propor ainda sugestões para que cheguemos a redação final, que será apresentada a assembleia de pastoral diocesana. E a assembleia que poderá avaliar e definir o texto, para que ele possa ser publicado como o novo Projeto Arquidiocesano de Evangelização”, explica o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins.

O Conselho Arquidiocesano, de posse deste texto com as emendas, vai ler e dar as suas sugestões. A versão final será apresentada e votada na Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, marcada para os dias 25 e 26 de novembro.

Novos membros do CAP

Esta foi a primeira reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral com seus novos membros, nomeados no mês de julho. Na abertura, o vigário geral da arquidiocese, monsenhor Celso Murilo de Souza, contou que havia conversado com arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

“Eu falei ao telefone com Dom Geraldo e ele mandou um abraço a todos do conselho, além de lembrar que essa é a primeira reunião com os novos vigários episcopais e outros que estão participando pela primeira vez, como assessores ou representantes das várias pastorais. E é com muita alegria que eu transmito a notícia de que a recuperação de Dom Geraldo está sendo progressiva. Hoje ele está bastante feliz, tanto pela evolução de sua recuperação, quanto pela saudação que ele recebeu do Papa Francisco”, ressaltou monsenhor Celso

Projeto de Evangelização da Juventude

Outro ponto apresentado na reunião foi o Projeto Arquidiocesano de Evangelização da Juventude. Lançado no Jubileu da Juventude, este texto será estudado por todos os movimentos e pastorais da Igreja particular de Mariana.

“Ele acaba de ser publicado pela Editora Dom Viçoso. E o que nós pedimos foi que os vigários episcopais assumissem toda a coordenação do estudo na sua região. A nossa insistência é que não só os grupos de jovens estudem, mas que todas as equipes pastorais estudem este texto base, porque sendo a juventude uma opção preferência da Arquidiocese de Mariana, e a nossa caminhada é sempre uma caminhada de comunhão e de participação, todos são chamados à responsabilidade da juventude, por isso todos os grupos pastorais devem se interessar em estudar este texto”, afirma padre Geraldo.

A coordenação diocesana enviará um exemplar para cada paróquia. Os interessados em adquirem outras unidades devem entrar em contato com a Editora Dom Viçoso.

Durante a reunião do CAP outros assuntos como o Grito dos Excluídos, Comissão Arquidiocesana de Meio Ambiente, Ano da Vocação Sacerdotal e Congresso Missionário fizeram parte da pauta.

Agenda