Carta ao povo de Deus da arquidiocese de Mariana sobre o Ano do Laicato

25/11/2017 às 14h42

Caríssimos presbíteros e diáconos,

Amados irmãos e irmãs leigos e leigas,

 

Com toda a Igreja no Brasil, celebraremos o Ano do Laicato que se inicia na Solenidade de Cristo Rei deste anoe será encerrado na Solenidade de Cristo Rei de 2018, com o tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14). O objetivo do Ano do Laicato foi assim formulado: “como Igreja, Povo de Deus, queremos celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.

Por leigos entendem-se todos os cristãos, isto é, os fiéis que, incorporados em Cristo pelo Batismo, constituídos em Povo de Deus e, a seu modo, tornados participantes da função sacerdotal, profética e real de Cristo, exercem, pela parte que lhes toca, a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo (cf. LG 31). Sem desconsiderar o papel, a vocação e a missão dos leigos e leigas na Igreja, o Concílio Vaticano II ensina que é própria e peculiar dos leigos a característica secular, isto é, sua missão no mundo: “Os leigos e leigas são chamados por Deus para que,  exercendo o seu próprio ofício, guiados pelo espírito evangélico, concorram para a santificação do mundo a partir de dentro, como o fermento, e deste modo manifestem Cristo aos outros, antes de mais pelo testemunho da própria vida, pela irradiação da sua fé, esperança e caridade” (cf. LG 31).

Somos particularmente agradecidos à presença e atuação dos cristãos leigos e leigas que, em nossas comunidades eclesiais, dedicam grande parte de seu tempo e de sua vidaao serviço da Igreja e à evangelização do mundo. Graças ao seu abnegado trabalho e admirável testemunho, o Evangelho tem chegado, com sua força libertadora, a muitos corações e à sociedade cujas estruturas reclamam transformação.

O encerramento da 25ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, realizada nos dias 24 e 25 deste mês, marca o início do Ano do Laicato na Igreja Particular de Mariana. O estandarte da Sagrada Família entregue nessa ocasião, aos(às) coordenadores(as) paroquiais de pastoral, deverá percorrer as comunidades de cada Paróquia de nossa Arquidiocese durante o Ano do Laicato, oferecendo assim a oportunidade para aprofundar a reflexão sobre a vocação ea missão dos cristãos leigos e leigas. Para isso muito nos ajudarão a Exortação Apostólica Christifideleslaici do Papa São João Paulo II, bem como os documentos da CNBB, da Conferência de Aparecida e outros textos do Magistério Eclesiástico, além dos subsídios pastorais de nossa Arquidiocese.

Entre as atividades para o Ano do Laicato propõe-se que cada Região Pastoral escolha a celebração de um jubileu, na própria Região ou em outra da Arquidiocese de Mariana, e promova nessa ocasião uma grande peregrinação, envolvendo todas as Paróquias da respectiva Região. Os cristãos leigos e leigas sejam também motivados a participar de um Retiro Espiritual, a ser oferecido na Paróquia, na Forania ou na Região, de acordo com a programação feita em comum acordo com o Conselho Pastoral Regional. É preciso aproveitar dessa grande oportunidade para investir, ainda mais, na formação do laicato. Para isso, muito ajudará o Curso de Extensão em Teologia ministrado pela Faculdade Dom Luciano Mendes, em sintonia com as Regiões Pastorais. Muitas outras iniciativas serão promovidas ao longo do Ano do Laicato. Entre elas destaca-se o Seminário do Laicato que se realizará em Carandaí, em março de 2018, para coordenadores das pastorais, dimensões, serviços em nível arquidiocesano, regional, de forania e de setores, coordenadores dos Conselhos Pastorais Paroquiais e para cristãos leigos e leigas engajados na defesa da vida e na transformação da sociedade. Toda essa dinâmica deverá ser coroada com a realização de uma Assembleia Arquidiocesana do Laicato, em setembro de 2018. Conclamamos toda nossa Igreja Particular a celebrar intensamente o Ano do Laicato.

Por intercessão de Nossa Senhora da Assunção e de São José, Padroeiros da Arquidiocese de Mariana, imploramos as bênçãos de Deus para o Ano do Laicato que iniciamos.

 

Mariana, 26 de novembro de 2017

Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo

+Geraldo Lyrio Rocha


Voltar

Confira também: