Comise divulga plano trienal de ação (2017-2020)

06/10/2017 às 09h26

O Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), parte integrante da Pontifícia União Missionária, elaborou um Plano Trienal de Ações (2017-2020). A proposta nasceu durante a primeira Assembleia Nacional dos Coordenadores Regionais de Comise que aconteceu entre os dias 21 e 23 de julho de 2017, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília – DF. Participaram desta assembleia os membros da comissão nacional dos Comises, os coordenadores e representantes dos 18 regionais da CNBB, o Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária, e alguns membros das POM.

“Nesta ocasião, depois de muitas reflexões, constatamos os pontos positivos, negativos e os desafios da caminhada dos Comises nos últimos tempos. Daí, sob a luz do Divino Espírito Santo, juntos e em comunhão elaboramos o Plano Trienal de Ação que servirá como um instrumento de trabalho para os próximos três anos de caminhada. O plano está organizado em três pilares: formação Integral; organização e articulação; e missão, perpassados pela espiritualidade”, explica o coordenador nacional dos Comises, o seminarista João Luiz da Silva.

Segundo ele, as propostas colocadas neste plano de ação muito contribuirão para o fortalecimento dos Comises na Igreja do Brasil e ajudará para que os presbíteros sejam mais missionários e assim possam responder com ousadia e criatividade aos desafios da evangelização, na perspectiva de uma Igreja em saída.

Comise

Conselho Missionário de Seminaristas surgiu há mais de 30 anos no Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus de Teresina (PI), por iniciativa do Padre Fábio Bertagnoli, missionário comboniano.

O conselho tem como objetivo proporcionar aos futuros presbíteros e candidatos à vida religiosa consagrada uma sólida espiritualidade e formação missionária que os ajude a enfrentar os desafios da missão.

Atualmente o Conselho Missionário se faz presente nos 18 regionais da CNBB, graças ao esforço e dedicação de muitos seminaristas e padres apaixonados pela missão. Neste sentido, tem sido intensificado nas Igrejas particulares e nos regionais da CNBB a Formação Missionária para Seminaristas (Formise), além de congressos e experiências missionárias.

Confira o Plano Trienal


Voltar

Confira também: