Reforma do estatuto paroquial será estudada em Formação Permanente do Clero

19/09/2017 às 09h40

“Questões de administração paroquial e a reforma do estatuto das paróquias à luz do acordo Brasil/Santa Sé” será o tema da Formação Permanente do Clero da arquidiocese. Esse e outros assuntos relacionados ao encontro foram debatidos em uma reunião realizada na tarde dessa segunda-feira (18) em Barbacena.

Em sua terceira edição, a formação será realizada nos dias 6 a 8 de novembro, na Casa de Encontro Bom Jesus em Congonhas, e terá assessoria do Departamento Jurídico da Arquidiocese de Mariana.

Segundo o representante dos presbíteros, padre Edmar José, estudar este tema é atual e importante. “O tema é importante principalmente por causa da reforma do estatuto das paróquias que está sendo feita na arquidiocese. E, também, por causa da novidade do acordo Brasil/Santa Sé, que nem todos temos conhecimento do conteúdo desse acordo. Então, será um momento oportuno para apresentar um pouco da mudança do estatuto e de outras questões ligadas a administração”, disse.

A formação permanente do clero é uma proposta que surgiu do projeto de Pastoral Presbiteral e ela é destinada aos padres e diáconos da arquidiocese de Mariana. “No número 44 do nosso projeto de Pastoral Presbiteral diz que seria interessante oferecer anualmente uma nova opção de formação para o nosso clero diocesano, na perspectiva pastoral, com temas pertinentes ao exercício ministerial. É bom lembrar que essa formação permanente é um pedido do nosso clero e uma decisão do nosso encontro anual dos presbíteros”, explica padre Edmar.

As inscrições para a formação já podem ser realizadas e elas possuem uma taxa de R$120,00. Os interessados em participar devem entrar em contato pelo  (31) 3731-1590 ou (31) 3731-1591.


Voltar

Confira também: