Segunda-feira, 03 de Agosto de 2015
Arquidiocese de Mariana

26/mai/2009
Museu de Arte e Ofício de Itabirito promove I Semana Nacional de Museus no município

foto_museu_itabirito04

No período de 17 a 31 de maio, o Museu de Arte e Oficio de Itabirito (Região Mariana Norte), localizado no Núcleo Histórico, está participando da 7ª Semana Nacional de Museus promovendo a primeira semana em no município com uma exposição itinerante de bens moveis, raros, do acervo da Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, nunca colocados em exposição.

Na exposição itinerante poderão ser vistos o Crucifixo de Marfim do Século XVII, a Imagem de Nossa Senhora do Parto, dois cachimbos indígenas encontrados na região do Pico de Itabirito na localidade do Aredes feitos em barro cozido, dentre outras imagens do Século XVIII e a coroa de ouro da padroeira, Século XX.

Durante a primeira semana o museu recebeu aproximadamente 800 alunos das escolas: Jaime de Souza Martins, José Ferreira Bastos, Engenheiro Queiroz Junior, CEMI, Henrique Michel e do Instituto Santo Antonio de Pádua. Durante esta semana o museu estará aberto na parte da manhã, tarde e noite para receber os alunos das escolas Raul Soares, Professor Tiburcio, Intendente Câmara, Laura Queiroz, Manoel Salvador de OIiveira, Guilherme Hallais e Natalia Donanda Melillo.

O tema da Semana é “Turismo e Museus” e a equipe do Museu tem trabalhado no sentido de sensibilizar a comunidade local sobre a existência do museu, sua importância na preservação da história, educando as crianças sobre o valor do patrimônio histórico e preservação de alguns costumes, garantindo sua sobrevivência.

Através das visitas dirigidas com os alunos aos dois módulos do Museu, os alunos das escolas de Itabirito, tornam agentes multiplicadores do museu como produto turístico para a cidade. “Sensibilizar a comunidade local e oferecer conhecimento sobre os atrativos locais é o primeiro passo para valorizar, preservar e divulgar o patrimônio do município”, garante o diretor do Museu, Leandro Dias.

O Museu de Arte e Oficio de Itabirito está localizado no Núcleo Histórico da cidade e compõe o Centro de Referência Histórico Educacional Artístico Religioso de Itabirito composto pelas igrejas de Nossa Senhora do Rosário, Rua do Rosário, Praça Dom Silvério, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem (1721), Casarões do século XVIII, Rua Sete de Setembro, Passos da Paixão, Rua do Matozinhos, Capela de Nossa Senhora das Mercês, Sede do Coral Canarinhos de Itabirito (Antigo Museu do Ferro), Capela do Senhor do Bom Jesus de Matozinhos e o Liceu Dom Viçoso.

 

foto_museu_itabirito02

Museu de Arte e Oficio de Itabirito

MODULO I SEDE (Indumentárias e Documentos), Rua do Rosário, 04

MODULO II (Prataria outros metais e Imaginária), Rua do Rosário, 13

MODULO III (Biblioteca), Rua do Rosário, 16

MODULO IV (Mobiliário), Rua Sete de Setembro, 128

Horário de Funcionamento:

Terça a Sexta feira: 9h as 12h – 14h as 18h.

Sábado/Domingo e Feriado 9h as 12 – 14h as 18h

Telefone  31 3563-3725  – FAX 31 35611979

martofita@oi.com.br

Itabirito – Minas Gerais – Brasil

foto_museu_itabirito03

foto_museu_itabirito01

foto_museu_itabirito06

O pároco da paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, padre Miguel Ângelo Fiorillo, e dona Emília durante abertura da Semana Nacional de Museus

O pároco da paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, padre Miguel Ângelo Fiorillo, e dona Emília durante abertura da Semana Nacional de Museus

Colaborou: Leandro Dias

Diretor do Museu de Arte e Ofício de Itabirito

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Green IT Solutions Andreas Grundner