Quarta-feira, 29 de Julho de 2015
Arquidiocese de Mariana

12/jul/2013
Mensagem às jovens e aos jovens da Arquidiocese de Mariana por ocasião da JMJ 2013

Jesus olhou com carinho para o jovem e disse:

Jovem, falo com você, levante-se! (Lc 7,14)

Queridos e queridas,

Com carinho desejo saudar a cada um de vocês que se encontra presente em nossas comunidades paroquiais, grupos pastorais, movimentos e tantos outros serviços em favor do Reino de Deus! Somos gratos ao Senhor por suscitar no coração de vocês este desejo de responder ao seu chamado, dizendo com alegria e generosidade: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8)

Em agosto de 2011, com o anúncio feito pelo Papa Bento XVI de que a próxima Jornada seria no Brasil, o coração de todos começou a pulsar com uma dose maior de expectativa. Em nossa arquidiocese não foi diferente. Através das jovens Bruna Monalisa e Daniela Calazans, representantes da arquidiocese na delegação oficial do Brasil, vibramos, aplaudimos e nos alegramos.

Em novembro de 2011, recebemos em nossa arquidiocese os símbolos da Jornada Mundial da Juventude: a cruz peregrina e o ícone de Maria. Apesar de uma passagem rápida por algumas cidades da nossa arquidiocese (Barbacena, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana), ela trouxe a certeza de que realmente “no peito eu levo uma cruz e no meu coração o que disse Jesus”. Na ocasião, nosso arcebispo, dom Geraldo Lyrio Rocha, partilhou o desejo de que aquela peregrinação se estendesse por todas as paróquias de nossa arquidiocese a fim de que todos os jovens pudessem tocar e serem tocados pela cruz.

Entre maio de 2012 e maio de 2013, todas as paróquias acolheram tais símbolos. Quanta coisa bonita foi partilhada! Quanta coisa bonita foi vivida pelos jovens e as comunidades! O encerramento dessa peregrinação, no dia 19 de maio deste ano foi, conforme dom Geraldo afirmou, “um dos Pentecostes mais bonitos que Mariana já viveu”.

Por tudo isso, somos gratos ao Senhor. Elevamos a Ele nossa prece de louvor por nos permitir viver tantos momentos fortes e vibrantes. Nossa gratidão também aos membros das comunidades paroquiais, leigos e leigas, presbíteros, religiosas e religiosos. Foram muitas as pessoas que se colocaram a serviço de vocês, caros jovens! Um agradecimento especial a dom Geraldo. Foi bonito contemplar, no encerramento da peregrinação, a juventude unida a seu pastor. Os jovens se aproximaram, tiraram suas fotos, puderam abraçar e estar perto do seu bispo. Sinal de que desejam ser igreja, ser Povo de Deus!

Eis que agora estamos para viver a Semana Missionária. Última parada antes da JMJ 2013. Esses dias que antecedem a JMJ devem ser vivenciados por todos nós. Por isso, gostaria de motivar cada jovem a ser um animador em sua família, comunidade, paróquia dessa semana. Você, jovem, é chamado a evangelizar, pois trás em si o Deus amor. A missão de testemunhar Jesus Cristo é sua também! Como diz a canção: “Se a juventude viesse a faltar, o rosto de Deus iria mudar”. Então, não espere ninguém chamar você. Seja você o que, em nome do Senhor, há de chamar os outros. Durante os dias 16 a 20 de julho, organize com o seu grupo de jovens, com sua comunidade alguns momentos. Há muita coisa que pode ser feita: visitas missionárias, momentos de oração, celebrações, caminhadas. Converse com seu pároco, o/a coordenador/a de sua comunidade. Com certeza eles poderão ajudar você.

Também nesses dias, as cidades de Barbacena, Ouro Preto e Viçosa receberão jovens peregrinos de outros países. Será uma oportunidade de partilharmos nosso jeito simples, bonito e verdadeiro de viver a nossa fé e de ser igreja. Que sejam muito bem vindos os/as jovens que estão chegando da Rússia, Chile, França e Noruega!

Encerrando, gostaria de dirigir uma palavra aos jovens que participarão da JMJ no Rio de Janeiro. Muitos farão parte dos grupos organizados pelas regiões pastorais. Lembrem-se: Vocês vão em nome de nossa arquidiocese, representando tantos jovens de sua comunidade e paróquia. Aproveitem bem essa oportunidade que lhes é oferecida. Participem das catequeses junto aos bispos, acolham no coração a palavra do Papa Francisco, vivenciem bem os momentos de oração. Sobretudo, deixem-se encontrar por Jesus Cristo para que possam, com seu jeito jovem de ser, fazer “discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19)

Que a jovem de Nazaré, Maria, a bem amada de Deus, acompanhe e proteja toda a juventude de nossa arquidiocese. E que este tempo de graça e esperança permita um encantamento maior por Jesus Cristo e um comprometimento com a vida da juventude, especialmente a mais empobrecida e excluída, que se encontra nas periferias do mundo e da vida!

Uma boa JMJ 2013 para todos e todas!

Padre Wander Torres Costa

Assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Green IT Solutions Andreas Grundner