Domingo, 29 de Março de 2015
Arquidiocese de Mariana

24/abr/2013
Iniciada a primeira fase da reforma na Matriz da Piedade em Barbacena

Nesta segunda-feira, 22, teve início a primeira fase da reforma do telhado da Matriz da Piedade, em Barbacena. Os que passam pelo centro da cidade já percebem a movimentação no Santuário. As portas laterais estão fechadas porque se deve preservar para os operários o espaço de segurança para o trabalho que estão desempenhando. Mas, a porta principal permanece aberta e as missas continuam acontecendo normalmente às 7h, 15h e às 19 horas.

Hoje, 24, pela manhã, chegou uma parte das telhas, fruto da colaboração de tantos que, de dois em dois reais ou mais doações generosas, foram tornando possível começar o trabalho necessário e exigente da reforma. Vale ressaltar que o Santuário da Piedade é um templo de precioso valor histórico, artístico e um verdadeiro patrimônio de fé para o povo barbacenense e da região.

Breve Histórico:

O local para a construção da atual Matriz foi demarcado em 9 de dezembro de 1743 pelo padre Manoel da Silva Lagoinha com uma Cruz de madeira e foi iniciada na mesma data a edificação do templo com as devidas licenças do bispo dom Frei João da Cruz. A Igreja foi projetada e arquitetada pelo mestre português José Fernandes Pinto Alpoim.

Em 27 de novembro de 1748, a Freguesia de Nossa Senhora da Piedade que até 1730 tinha como matriz provisória a Capela de Nossa Senhora da Piedade, na Borda do Campo, e que, em 1730, foi transferida também provisoriamente para a Capela de Nossa Senhora do Pilar, na Fazenda do Registro Velho (atual Sá Fortes) foi então definitivamente transferida para a Igreja Nova de Nossa Senhora da Piedade (atual matriz). Em torno da Matriz da Piedade surgiu o “Arraial da Igreja Nova de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo”, chamado também de Arraial ou freguesia da Borda do Campo ou ainda de Arraial da Igreja Nova do Campolide.

O templo foi entregue ao culto pelo padre Antônio Pereira Henriques, então vigário, autorizado pelo primeiro bispo de Mariana dom Frei Manoel da Cruz, por provisão de 15 de novembro de 1748. Neste mesmo ano chegou de Portugal a preciosa imagem de Nossa Senhora da Piedade que ocupa o trono do altar-mor e que a todos encanta pela beleza e expressão de dor.

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Samsung Galaxy S4, Galaxy S5 Outlook synchronisieren, Android update, Eclipse