Terça-feira, 05 de Maio de 2015
Arquidiocese de Mariana

01/ago/2011
Grupos de Reflexão da Arquidiocese de Mariana realizam sua primeira assembleia

assembleia_gr04

Nos dias 29, 30 e 31 de julho, foi realizada na Casa de Retiro Nossa Senhora da Alegria – Vila Samarco (Ouro Preto), a 1ª Assembleia dos Grupos de Reflexão da Arquidiocese de Mariana, sob a coordenação da Equipe de elaboração dos Roteiros. Iluminados pelo tema “Os Grupos de Reflexão à luz do Projeto Arquidiocesano de Pastoral (PAE)”, 78 participantes, representantes das cinco Regiões Pastorais, refletiram , a partir do método “ver-julgar-agir”, sobre a realidade atual dos Grupos de Reflexão, buscando caminhos para melhor desenvolver seus trabalhos junto às comunidades, atendendo aos apelos do Projeto de Evangelização.

Na sexta-feira, dia 29, após a acolhida dos participantes, a cargo dos seminaristas José Maria e Ildeu, uma celebração de abertura deu início aos trabalhos da assembleia e os participantes puderam ter um primeiro contato entre si.

assembleia_gr03Na manhã do sábado, com a assessoria do padre Marcelo Moreira Santiago, coordenador arquidiocesano de pastoral, os participantes foram convidados a visualizar a realidade atual dos Grupos de Reflexão na Arquidiocese, suas conquistas e desafios. O coordenador fez um breve histórico dos Grupos de Reflexão e apontou iniciativas importantes que podem contribuir para um aproveitamento melhor dos grupos. Lembrou também o destaque dado aos Grupos de Reflexão pelas assembleias pastorais e pelo PAE, mostrando sua prioridade no processo de evangelização desta Igreja Particular, como caminho para a formação popular e organização eclesial.

Num segundo momento, o assessor da equipe de elaboração dos Roteiros de Reflexão e diretor do Departamento Arquidiocesano de Comunicação (DACOM), padre José Geraldo de Oliveira, desenvolveu a parte do “julgar”, apresentando, a partir dos dois eixos propostos pelo PAE, comunidade e missão, a valiosa contribuição dos Grupos de Reflexão na construção de comunidades vivas e atuantes, como propõe o PAE. Lembrou, ainda, a necessidade de se construir, a partir dos Grupos de Reflexão, a Igreja sonhada por Jesus, assim como mais uma vez aponta o Projeto Arquidiocesano de Evangelização.

Na manhã do domingo, 31, a reflexão sobre o “Agir” ficou a cargo dos seminaristas Adelson Clemente e Leandro Ferreira que falaram da necessidade de uma ação que assembleia_gr02tenha como modelo a ação do próprio Jesus e que vá de encontro, de forma especial, aos excluídos e afastados das comunidades. Este foi um momento também em que cada Região apresentou os passos a serem dados para uma melhor organização dos Grupos de Reflexão e as prioridades a serem assumidas neste sentido.

Além destes momentos de reflexão, a assembleia foi ocasião privilegiada de partilha das experiências de cada grupo, lugar de debate e discussão, de oração e celebração, de encontro fraterno e de descontração. No sábado, uma animada noite cultural com músicas e apresentações preparadas pelas Regiões foi oportunidade de confraternização e de alegria para todos os participantes.

Ao término, após a celebração de envio, os participantes aprovaram uma Carta-compromisso, endereçada a toda Igreja Particular de Mariana, com o convite para que todos possam assumir um compromisso maior para com os Grupos de Reflexão.

Em seguida, confira a íntegra da Carta-compromisso:

 

CARTA-COMPROMISSO

Nós, leigos e leigas, da Arquidiocese de Mariana, representantes regionais dos grupos de reflexão, reunimo-nos na 1ª Assembleia dos Grupos de Reflexão da Arquidiocese de Mariana, na Casa de Retiro Nossa Senhora da Alegria – Vila Samarco (Ouro Preto), nos dias 29, 30 e 31 de julho de 2011. Tivemos o apoio do Arcebispo Dom Geraldo, assessoria do Coordenador de Pastoral Pe Marcelo Santiago, e coordenados pela Equipe de Elaboração dos Roteiros de Reflexão assessorada pelo Pe José Geraldo de Oliveira. Sob as luzes do Espírito Santo, refletimos sobre a realidade atual de nossos Grupos, seus alcances e desafios. Iluminados pela Palavra de Deus e pelos Documentos da Igreja, na perspectiva de fortalecer nossos trabalhos, assumimos os seguintes compromissos:

1º A partir da proposta do PAE continuar colocando os Grupos de Reflexão como prioridade de nossa formação e ação evangelizadora;

2º Conscientizar as comunidades e paróquias a valorizar e incentivar os Grupos de Reflexão, aproveitando principalmente o mês da Bíblia;

3º Articular equipes regionais para oferecer formação aos coordenadores paroquiais e comunitários;

4º Fazer dos nossos grupos uma comunidade viva de fé, verdadeira escola de discípulos-missionários;  

 5º Promover a animação missionária das paróquias e comunidades indo ao encontro dos diferentes, indiferentes e afastados;

Colocamo-nos sob a proteção materna de Maria Santíssima estrela da evangelização e contamos com o apoio de toda nossa Igreja Particular de Mariana: Arcebispo, vigários episcopais e forâneos, párocos e vigários paroquiais, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas engajados em nossas comunidades, para melhor divulgação e organização de nossos Grupos.

 

Clique nos links para ter acesso ao material disponível pela organização da Assembleia:

Oração

Comunidade – PAE – Slides

Grupos de Reflexão – AGIR – Slides

Grupos de Reflexão – Slides

Carta-compromisso

 

assembleia_gr01

 assembleia_gr05

assembleia_gr06

assembleia_gr07

Colaborou: Leandro Ferreira Neves (Seminarista do 4º ano de teologia)

Adelson Clemente (Seminarista do 3º ano de teologia)

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Green IT Solutions Andreas Grundner