Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

01/ago/2011
Grupos de Reflexão da Arquidiocese de Mariana realizam sua primeira assembleia

assembleia_gr04

Nos dias 29, 30 e 31 de julho, foi realizada na Casa de Retiro Nossa Senhora da Alegria – Vila Samarco (Ouro Preto), a 1ª Assembleia dos Grupos de Reflexão da Arquidiocese de Mariana, sob a coordenação da Equipe de elaboração dos Roteiros. Iluminados pelo tema “Os Grupos de Reflexão à luz do Projeto Arquidiocesano de Pastoral (PAE)”, 78 participantes, representantes das cinco Regiões Pastorais, refletiram , a partir do método “ver-julgar-agir”, sobre a realidade atual dos Grupos de Reflexão, buscando caminhos para melhor desenvolver seus trabalhos junto às comunidades, atendendo aos apelos do Projeto de Evangelização.

Na sexta-feira, dia 29, após a acolhida dos participantes, a cargo dos seminaristas José Maria e Ildeu, uma celebração de abertura deu início aos trabalhos da assembleia e os participantes puderam ter um primeiro contato entre si.

assembleia_gr03Na manhã do sábado, com a assessoria do padre Marcelo Moreira Santiago, coordenador arquidiocesano de pastoral, os participantes foram convidados a visualizar a realidade atual dos Grupos de Reflexão na Arquidiocese, suas conquistas e desafios. O coordenador fez um breve histórico dos Grupos de Reflexão e apontou iniciativas importantes que podem contribuir para um aproveitamento melhor dos grupos. Lembrou também o destaque dado aos Grupos de Reflexão pelas assembleias pastorais e pelo PAE, mostrando sua prioridade no processo de evangelização desta Igreja Particular, como caminho para a formação popular e organização eclesial.

Num segundo momento, o assessor da equipe de elaboração dos Roteiros de Reflexão e diretor do Departamento Arquidiocesano de Comunicação (DACOM), padre José Geraldo de Oliveira, desenvolveu a parte do “julgar”, apresentando, a partir dos dois eixos propostos pelo PAE, comunidade e missão, a valiosa contribuição dos Grupos de Reflexão na construção de comunidades vivas e atuantes, como propõe o PAE. Lembrou, ainda, a necessidade de se construir, a partir dos Grupos de Reflexão, a Igreja sonhada por Jesus, assim como mais uma vez aponta o Projeto Arquidiocesano de Evangelização.

Na manhã do domingo, 31, a reflexão sobre o “Agir” ficou a cargo dos seminaristas Adelson Clemente e Leandro Ferreira que falaram da necessidade de uma ação que assembleia_gr02tenha como modelo a ação do próprio Jesus e que vá de encontro, de forma especial, aos excluídos e afastados das comunidades. Este foi um momento também em que cada Região apresentou os passos a serem dados para uma melhor organização dos Grupos de Reflexão e as prioridades a serem assumidas neste sentido.

Além destes momentos de reflexão, a assembleia foi ocasião privilegiada de partilha das experiências de cada grupo, lugar de debate e discussão, de oração e celebração, de encontro fraterno e de descontração. No sábado, uma animada noite cultural com músicas e apresentações preparadas pelas Regiões foi oportunidade de confraternização e de alegria para todos os participantes.

Ao término, após a celebração de envio, os participantes aprovaram uma Carta-compromisso, endereçada a toda Igreja Particular de Mariana, com o convite para que todos possam assumir um compromisso maior para com os Grupos de Reflexão.

Em seguida, confira a íntegra da Carta-compromisso:

 

CARTA-COMPROMISSO

Nós, leigos e leigas, da Arquidiocese de Mariana, representantes regionais dos grupos de reflexão, reunimo-nos na 1ª Assembleia dos Grupos de Reflexão da Arquidiocese de Mariana, na Casa de Retiro Nossa Senhora da Alegria – Vila Samarco (Ouro Preto), nos dias 29, 30 e 31 de julho de 2011. Tivemos o apoio do Arcebispo Dom Geraldo, assessoria do Coordenador de Pastoral Pe Marcelo Santiago, e coordenados pela Equipe de Elaboração dos Roteiros de Reflexão assessorada pelo Pe José Geraldo de Oliveira. Sob as luzes do Espírito Santo, refletimos sobre a realidade atual de nossos Grupos, seus alcances e desafios. Iluminados pela Palavra de Deus e pelos Documentos da Igreja, na perspectiva de fortalecer nossos trabalhos, assumimos os seguintes compromissos:

1º A partir da proposta do PAE continuar colocando os Grupos de Reflexão como prioridade de nossa formação e ação evangelizadora;

2º Conscientizar as comunidades e paróquias a valorizar e incentivar os Grupos de Reflexão, aproveitando principalmente o mês da Bíblia;

3º Articular equipes regionais para oferecer formação aos coordenadores paroquiais e comunitários;

4º Fazer dos nossos grupos uma comunidade viva de fé, verdadeira escola de discípulos-missionários;  

 5º Promover a animação missionária das paróquias e comunidades indo ao encontro dos diferentes, indiferentes e afastados;

Colocamo-nos sob a proteção materna de Maria Santíssima estrela da evangelização e contamos com o apoio de toda nossa Igreja Particular de Mariana: Arcebispo, vigários episcopais e forâneos, párocos e vigários paroquiais, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas engajados em nossas comunidades, para melhor divulgação e organização de nossos Grupos.

 

Clique nos links para ter acesso ao material disponível pela organização da Assembleia:

Oração

Comunidade – PAE – Slides

Grupos de Reflexão – AGIR – Slides

Grupos de Reflexão – Slides

Carta-compromisso

 

assembleia_gr01

 assembleia_gr05

assembleia_gr06

assembleia_gr07

Colaborou: Leandro Ferreira Neves (Seminarista do 4º ano de teologia)

Adelson Clemente (Seminarista do 3º ano de teologia)

   

Um Comentário para “Grupos de Reflexão da Arquidiocese de Mariana realizam sua primeira assembleia

  1. Boa noite a todos
    Queria parabeniza pelo bonito trabalhos que vcs fazem em nossa região, a sugestão é que vcs fornece pra mim um e mail onde posso ouvir os cânticos dos livros de reflexão obrigado a todos

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *