Sexta-feira, 27 de Março de 2015
Arquidiocese de Mariana

26/jun/2009
Editora Dom Viçoso comemora 50 anos

edv01

Logo mais, às 19 horas, a Arquidiocese de Mariana celebra os 50 anos da Editora Dom Viçoso através de uma missa que será presidida pelo arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha. A celebração acontece na igreja de São Pedro, em Mariana.

Desde 1959, a Editora Dom Viçoso presta serviços à Arquidiocese de Mariana e ao público em geral. Sua história, como um legado precioso, está ligada à tradicional Folhinha Eclesiástica da Arquidiocese de Mariana. Nasceu para difundi-la e preservá-la, na continuidade do desejo de dom Silvério Gomes Pimenta, nono bispo e primeiro Arcebispo, de fundar um calendário sucedâneo aos populares.

Dom Oscar de Oliveira adquiriu, no dito ano de 1959, os direitos autorais de Agripino dos Santos e os da similar Folhinha Civil e Eclesiástica do Arcebispado de Mariana, que passou a ser impressa na Editora Dom Viçoso.

De 1960 a 1994, foi diretor da Editora Dom Viçoso o cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho, atualmente professor do Seminário São José, residente em Viçosa. De 1994 a 2005, dirigiu a editora o padre Geraldo Martins Dias, então responsável pela comunicação na Arquidiocese; hoje assessor de comunicação da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB). De 2005 até os dias de hoje, está à frente da editora Dom Viçoso o cônego João Francisco Ribeiro, diretor de patrimônio e ecônomo da Arquidiocese de Mariana; diretor da Rádio Fama e reitor da Reitoria São Vicente, em Santa Bárbara.

Além das atividades gráficas, no prédio funciona um estúdio de áudio e vídeo, de propriedade da editora, cuja prestação de serviços é de terceiros.

Além dos já citados impressos produzidos na Editora, destacam-se os Roteiros de Reflexão, o folheto litúrgico Comunidades em Festa e o jornal Pastoral, todos estes produzidos, utilizados e distribuídos em toda a Arquidiocese de Mariana.

edv02

edv03

edv04

Padre João, atual diretor da Editora Dom Viçoso

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Samsung Galaxy S4, Galaxy S5 Outlook synchronisieren, Android update, Eclipse