Sábado, 25 de Abril de 2015
Arquidiocese de Mariana

22/jun/2012
Comissão Arquidiocesana de Liturgia lança Ofício Divino das Comunidades

“O Ofício das Comunidades é uma herança que abraça a tradição antiga da Igreja e a espiritualidade latino-americana. É uma fonte onde beberam Jesus e as primeiras comunidades cristãs, e onde buscam água, ainda hoje, muitas pessoas que gostam de orar com salmos à luz da páscoa de Jesus. É uma celebração comunitária da fé, uma liturgia. Por meio dela continuamos a oração de Jesus ao Pai, fazendo memória da sua páscoa nas horas do dia e nas horas da vida, intercedendo com Ele, por toda a humanidade, em comunhão com todos e todas que creem”.

Em algumas comunidades de nossa Arquidiocese, e em tantas outras deste imenso Brasil, nem sempre é possível a celebração da Eucaristia. A santa missa é o culto perfeito a Deus, mas na impossibilidade de celebrá-la, o Ofício Divino das Comunidades se apresenta como uma ótima oportunidade de prestarmos nosso louvor a Deus pelas maravilhas que Ele realiza em nossa vida e na vida de nossas comunidades. É uma oração acolhedora onde todos participam, cantam salmos e hinos e partilham a Palavra. Pode ser realizada em igrejas, capelas, comunidades urbanas ou rurais e até mesmo nas casas. Sua estrutura é simples e de fácil entendimento. Na Arquidiocese de Mariana, como em outras partes, muitas Paróquias têm celebrado o Ofício Divino das Comunidades, com ótima aceitação, nas novenas dos(as) santos(as) padroeiros(as), geralmente bem cedo, quando o “irmão sol” irrompe a aurora trazendo luz para a vida que nasce e renasce a cada dia.

O Ofício também pode ser utilizado em encontros, retiros, reuniões pastorais, bem como por ocasião de aniversários, bodas, exéquias e outros momentos da vida das pessoas e das comunidades que levam o Povo de Deus a se reunir em oração, como sinal de sua confiança e esperança no Deus da vida. Nas vésperas das solenidades, festas e em diversos momentos do Ano Litúrgico, recomenda-se a celebração do Ofício de Vigília como “sinal da expectativa do Reino”, que nos prepara para melhor vivermos o mistério Pascal.

O Ofício Divino das Comunidades acompanha o Tempo Litúrgico. No tempo do Advento, a feliz expectativa da espera. No Natal, celebramos a humanidade do nosso Deus. No Tempo Comum, celebramos a Páscoa do Senhor, em nossa vida, na ação do Espírito Santo. Na Quaresma, somos convidados a reviver, com Jesus, a experiência do deserto. Na Páscoa, renascemos para uma vida nova, ressuscitados com Cristo e renovados pela força do seu Espírito. São ofícios cujos cantos, salmos, hinos e leituras bíblicas nos fazem perceber a grande riqueza do Ano Litúrgico. “A Santa Mãe Igreja faz questão de celebrar, em certos dias, ao longo do ano, com religiosa recordação, a ação libertadora do seu divino Esposo” (SC 102).

Diante de tudo isso, convidamos as paróquias e comunidades para fazerem esta rica e bonita experiência de consagrar ao louvor de Deus todas as horas do dia e da noite. Esta oração do povo é a oração de Jesus Cristo. “Através da Igreja, Ele continua exercendo o seu sacerdócio, não somente quando se celebra a Eucaristia, mas também de outras maneiras, especialmente quando, ao recitar-se o Ofício Divino, Ele louva ao Pai e intercede pela salvação do mundo inteiro” (SC 83).

Nesse sentido, a Comissão Arquidiocesana de Liturgia, está disponibilizando para as paróquias o livro do Ofício Divino das Comunidades para o Tempo Comum, no qual se inserem as festas do Senhor, da Santa Virgem Maria, festas e memórias dos santos e santas; tendo ao final possibilidades diversas de salmos, hinos e refrãos meditativos. Por fim, o livro apresenta possibilidades de ritos diversos como: revisão de vida, acendimento do círio, oração e aspersão da água, bênção da mesa, oração do Pai Nosso ecumênico, Ritos de Comunhão diversos segundo o tempo do ofício celebrado. Posteriormente, à medida da aceitação das comunidades, faremos a publicação dos outros dois volumes: Advento/Natal – Quaresma/Páscoa.

O livro do Ofício Divino das Comunidades para o tempo comum estará disponível nos centros pastorais das regiões, a partir do mês de julho, no valor de apenas R$ 3,00. Solicitamos às paróquias para fazerem o seu pedido, o mais rápido possível, no centro pastoral de sua região. Cada paróquia poderá adquirir um kit com os cds do Ofício do Tempo Comum, disponibilizado pela Comissão Arquidiocesana de Liturgia. É importante a comunidade adquirir um bom número de livros, pois assim, mais pessoas poderão acompanhar o Ofício quando este for celebrado.

Contamos com a participação de todas as paróquias em mais este trabalho de dinamização da Palavra de Deus em nossas comunidades, à luz da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, do Projeto Arquidiocesano de Evangelização, bem como das solicitações da última Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.

Mariana, 22 de junho de 2012

Comissão Arquidiocesana de Liturgia

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Green IT Solutions Andreas Grundner