Terça-feira, 04 de Agosto de 2015
Arquidiocese de Mariana

06/jun/2012
Basílica do Sagrado Coração de Jesus inicia festa em Lafaiete

Tem início nesta quarta-feira, 6, a Novena em preparação à Solenidade do Sagrado Coração de Jesus na Basílica a Ele dedicada na cidade de Conselheiro Lafaiete.

Diariamente acontecerão Celebrações Eucarísticas com orações devocionais da Novena às 15 horas e às 19 horas, à excessão do sábado, dia 9, quando a missa da noite será às 18 horas, e do domingo, quando será às 18h30. Também nesses horários os sacerdotes estarão disponíveis para o atendimento individual dos fiéis no Sacramento da Confissão. À noites, as missas sempre serão precedidas da Bênção Solene do Santíssimo Sacramento, encerrando a adoração que se faz todos os dias do ano na Basílica, durante a tarde e noite.

Nesta quinta-feira, Solenidade de Corpus Christi, já nas primeiras horas da manhã, às 5 horas, conforme a tradição da paróquia, acontece a Procissão do Santíssimo Sacramento. À chegada na Basílica haverá Celebração Eucarística. No dia 15, sexta-feira, dia do Sagrado Coração de Jesus, estão previstos vários horários de missa: às 07h, 10h, 14h, 16h e 18 horas. Para a missa das 10 horas estão sendo convidadas as autoridades municipais, pois esta celebração será um pedido e um agradecimento ao Coração de Jesus pelo muncípio de Conselheiro Lafaiete, seu povo e seus governantes. A Santa Missa das 18 horas será presidida pelo arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha. Ainda neste dia, às 20h30, pelas ondas das Rádios Carijós AM (1270 AM e 89,9 FM) e Globo Lafaiete (1540 AM) acontecerá ainda a solene e tradicional Entronização dos Sagrados Corações de Jesus e Maria nos lares. Essa é uma tradição implantada pelo primeiro pároco, monsenhor Hermenegildo Adami Carvalho, em 1967 e que ainda hoje reúne a imensa maioria das famílias católicas lafaietenses em seus lares para participar deste belo momento, em que cada um consagra a si próprio, a sua família e o seu lar ao Sacratíssimo Coração do Redentor, pedindo a Ele reinar em suas casas.

Após este momento, sairá uma procissão motorizada da Praça Getúlio Vargas, onde estão os estúdios da Rádio Carijós, até a Basílica. Essa procissão percorrerá as principais ruas e avenidas da cidade, e à chegada na Basílica as imagens serão recebidas pelos fiéis e sacerdotes, e abençoados os veículos e motoristas. Nos útimos anos, centenas de proprietários de carros, motos e caminhões têm participado deste momento solene.

A festa continuará ainda durante o fim de semana seguinte. No sábado, 16, dia litúrgico do Imaculado Coração de Maria, haverá missa em louvor à Virgem Maria às 18 horas, com coroação de sua imagem. E no domingo, 17, além das missas em seus horários normais da parte da manhã, 06h30, 8 horas e 10 horas, as 17 horas sairá a procissão com as imagens dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, que percorrão as ruas da paróquia. Retornando a procissão será celebrada a Santa Missa Solene de encerramento.

Neste ano, os temas da festa serão voltados para as comemorações jubilares dos 50 anos do Concílio Vaticano II e do Ano da Fé, a ser proclamado pelo Santo Padre Bento XVI. Dessa forma, a Basílica cumpre seu papel de divulgar e estudar os documentos da Igreja e manifestar sua plena e íntima comunhão com o papa e a Sé de Pedro.

A paróquia desde já agradece a todas as pessoas envolvidas na realização desta grandiosa festa e renova seu convite a todas as paróquia e ao clero marianense para celebrar este momento. Este convite se dirige de uma forma ainda mais especial e carinha ao Apostolado da Oração.

Confira mais detalhes da programação.

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Green IT Solutions Andreas Grundner