Sábado, 28 de Março de 2015
Arquidiocese de Mariana

15/jun/2009
Basílica de Lafaiete celebra o Sagrado Coração de Jesus

Na última quarta-feira, 10 de junho, inicou-se em Conselheiro Lafaiete uma de suas maiores demonstrações de fé: a Festa do Sagrado Coração de Jesus, com intensa programação na Basílica a Ele dedicada.

O tema central escolhido para nortear as celebrações da Novena e Festa deste ano foi “Do discipulado à formação de comunidades: um longo caminho”. Diariamente há Celebração da Santa Missa e orações da Novena às 15h e às 19h, pregações sobre os temas específicos de cada dia, proferidas por vários sacerdotes e diáconos da Arquidiocese de Mariana.

No dia 18, quinta-feira, após a Santa Missa e o último dia da Novena ao Sacratíssimo Coração de Jesus, haverá show de música católica com Frei Zeca na Praça da Basílica.

O ponto alto da comemoração acontece na sexta-feira, 19, dia litúrgico da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, feriado municipal. Vários horários de Missa estão programados para todo o dia, rezando pela santificação do clero, sendo a Missa das 18 horas celebrada também na intenção de todas as autoridades civis e militares do Município de Conselheiro Lafaiete.

Às 20h30min, acontece o tradicional momento da solene cerimônia de Entronização do Sagrado Corações de Jesus e Maria nos lares, pelas ondas das emissoras de rádio locais. Esta belíssima cerimônia, implantada na cidade pelo primeiro pároco do Santuário, o saudoso Monsenhor Hermenegildo Adami Carvalho, no ano de 1967, é momento de intensa união das famílias em torno do Sacratíssimo Coração do Divino Redentor, entronizando-O, isto é, dando-Lhe um trono em cada lar e em cada coração, conformando-se às promessas de Jesus, quando disse a Santa Margarida Maria: “Minha bênção descerá sobre as casas em que estiver exposta e for honrada a imagem de Meu Coração”.

Após a Entronização, forma-se a tradicional procissão  motorizada que atravessa a cidade, percorrendo as principais ruas e avenidas até atingir a Basílica, onde as imagens do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria são recebidas festivamente pelos fiéis e sacerdotes presentes.

A festa prossegue ainda no sábado, dia 20, com Missa em honra ao Imaculado Coração de Maria, na celebração do seu dia litúrgico. No domingo, dia 21, às 17h a procissão dos Sagrados Corações parte da Basílica, percorrendo as ruas da Paróquia e retornando para a Missa Solene de Encerramento.

A Paróquia convida a todos para participarem desses grandes louvores ao Coração de Jesus, em especial ao Apostolado da Oração.

Colaborou: Basílica SCJ

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Samsung Galaxy S4, Galaxy S5 Outlook synchronisieren, Android update, Eclipse