Home Page
Histórico
Organização
Dom Luciano
Tribunal Eclesiástico
Dacom
Seminários
Museu
Arquivos
StudioM

Regiões
Arquidiocesanas

Centro
Leste
Norte
Oeste
Sul

        

13 de maio: Vigília Cívica contra a Corrupção

    Entidades e organizações sociais de todo o Brasil realizam em 13 de maio a Vigília Cívica contra a Corrupção —contra qualquer "acordão" que vise o esquecimento das práticas de corrupção que estão sendo denunciadas e contra o caos institucional que ameaça se instalar no país.

    A proposta é organizar vigílias buscando respostas à questão: como poderemos nos articular e nos organizar como sociedade civil, para nós mesmos investigarmos essas práticas até o fim, identificando efetivamente os responsáveis?

 

Não à corrupção no Brasil

    A iniciativa também tem como objetivo fazer com que a própria sociedade se mobilize para descobrir, denunciar, apurar atitudes de corrupção, enquanto se discute se instala ou não uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). Será uma atitude de constante vigilância e mobilização. Um trabalho paralelo às iniciativas oficiais de combate à corrupção.

    Em 3 de maio, com a presença da CBJP (Comissão Brasileira de Justiça
e Paz), da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e do Movimento Transparência Brasil —idealizadores da mobilização—, movimentos, sindicatos, ONGs, partidos políticos, houve o lançamento oficial da Vigília Cívica contra a Corrupção. Foi escolhida a data de 13 de maio para o início, mas ela continua —esse dia faz lembrar a mãe pátria e a luta pela libertação de todo tipo de escravidão.

 

V ANOPD: a missão do cristão no novo milênio

    De 28 a 30 de abril, realizou-se em Itaici (SP), a V Assembléia Nacional dos Organismos do Povo de Deus (V ANOPD). O evento reuniu diretorias e membros da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil), CNIS (Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil), CNL (Conselho Nacional dos Leigos e Leigas Católicos do Brasil), CNP (Comissão Nacional dos Presbíteros) e CNB (Comissão Nacional dos Diáconos). Participaram cerca de 290 pessoas.

    A V ANOPD, acolhendo as orientações da Carta do papa João Paulo II, Novo Millennio Ineunte, das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2000-2003 e do projeto SINM (Ser Igreja no Novo Milênio), teve como objetivo reavivar a consciência da corresponsabilidade na evangelização, crescer a comunhão entre os Organismos e vivenciar a colegialidade e a unidade na ação pastoral e aprofundar as discussões do projeto SINM.

 

Participantes da ANOPD decidem lutar contra corrupção

    A primeira palestra, na tarde do dia 28, foi sobre a caracterização sócio-econômico-político-cultural do novo milênio. O palestrante Francisco Whitaker, secretário-executivo da CBJP (Comissão Brasileira de Justiça e Paz ), falou sobre a situação e os desafios da população com a implantação do projeto neoliberal. A partir da palestra de Francisco Whitaker, os participantes se reuniram em grupos para reflexão do tema. Ainda foram debatidos os temas O novo milênio em perspectiva sócio-religiosa, O laicato no Brasil: da ação católica aos dias de hoje, Missão do cristão no novo milênio.

    Uma das conclusões da V AOPD foi a de entidades e organizações sociais de todo o Brasil realizarem em 13 de maio a Vigília Cívica contra a Corrupção. Os participantes aprovaram, ainda, moções de apoio à CPI da corrupção e à Comissão de Ética do Senado, entre outras.

 

Romaria em Urucânia reúne cerca de 6 mil pessoas

    Cerca de 6 mil pessoas participaram da XI Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras, em Urucânia (MG), no dia 1º de maio. Após um caminhada do trevo da MG-329 até o Santuário Nossa Senhora da Graças, houve uma missa com a participação de padres da Arquidiocese de Mariana (MG) e caravanas de diversas regiões. Em seguida, aconteceram shows com artistas locais.

    Durante a mobilização foram divulgadas bandeiras de luta até maio de 2002; multiplicar grupos de reflexão sobre a realidade dos trabalhadores, fortalecer o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), ampliar o Movimento Fé e Cidadania e implantar na região Conselhos Municipais Antientorpecentes.

    A Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras nasceu por iniciativa da Pastoral Operária. Tem como proposta garantir que o 1º de Maio seja um momento de confraternização, conscientização, celebração, denúncia e, principalmente, fortalecimento da esperança e da organização. Hoje é realizada em parceria com várias entidades.

 

Arquidiocese realiza trabalho de resgate da cidadania

    Pessoas ligadas às Pastorais Sociais da Arquidiocese de Mariana (MG) iniciaram um trabalho de discussão política, com a proposta de desenvolver atividades que resgatem a cidadania e levem a uma melhor organização das regiões nesse aspecto. Um primeiro encontro arquidiocesano foi realizado em 24 de março, em Conselheiro Lafaiete (MG), e teve 60 participantes.

    A Equipe de Coordenação das discussões esteve reunida em 7 de abril, em Ouro Preto (MG), e elaborou um projeto —a partir das sugestões apresentadas no encontro de Lafaiete. O projeto será enviado a todas as regiões e pessoas envolvidas nos debates, para uma análise.

Os grupos devem escolher dois ou mais representantes para participar de uma reunião no 23 de junho, levando as considerações e sugestões para a aprovação final do projeto. Local: Centro Pastoral, em Mariana (MG). Horário: 9h às 17h. A confirmação deve ser feita até 19 de junho, no Centro Pastoral, com Andréia ou Adriana. Telefone: 0xx 31 3557-3167.

 

12ª Festa da Criança e do Adolescente

    A 12ª Festa da Criança e do Adolescente acontece no próximo dia 20 de maio, domingo, em todas as regiões da Arquidiocese de Mariana (MG). A atividade será realizada durante todo o dia, num momento de confraternização e celebração da vida e da esperança. Locais: Cachoeira do Campo, Coimbra, Caranaíba, Rio Espera, Barbacena, Ressaquinha, Carandaí, Alfredo Vasconcelos, Santa Bárbara do Tugúrio, Silverânia e Rio Pomba. Realização: Pastoral da Criança e do Menor da Arquidiocese de Mariana.

 

Pe. Rogério: construindo um mandato transparente

    Construindo é o informativo do mandato coletivo do vereador pe. Rogério de Oliveira Pereira, de Ouro Branco (MG), que já está no segundo número —edição março/abril de 2001. No informativo, o vereador presta conta das ações por ele desenvolvidas nesses meses atuando no legislativo municipal.

    Num dos trechos do editorial, pe. Rogério reafirma o compromisso de fazer um mandato com ética e transparência: "Quantas vezes se passa uma imagem falsa da verdade, iludindo o nosso povo nas suas buscas e conquistas. Porém, repetimos como São Paulo: ‘Tudo posso Naquele que me fortalece’. E continuamos a luta, sempre a semear, pois acreditamos que no meio do joio há ainda muito trigo bom".

 

Ordenações na Arquidiocese de Mariana

    No dia 19 de maio ocorre a ordenação sacerdotal do diácono Edmar José da Silva, às 10 horas, em Alto Rio Doce. Já no dia 26, será ordenado o diácono Apolo Guerra, em Sericita, também às 10 horas. Em junho, no dia 9, acontece a ordenação do diácono Luiz Carlos dos Santos, em Barão de Cocais. Horário: 10 horas.

 

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

    "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14,1-4) é o tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que vai de 27 de maio a 3 de junho. O texto de orientação deste ano, aos invés de trazer oito celebrações como nos anos anteriores, traz uma celebração inicial, outra de encerramento e três roteiros de estudos bíblicos. Traz ainda algumas orientações para a preparação da Semana. Os pedidos podem ser feitos ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) – tel.: 321-8341 ou E-mail: conic.brasil@zaz.com.br

 

Um feliz Dia das Mães

    Que o Dia das Mães traga muita paz, esperança e felicidade para as famílias. Que o exemplo de força, luta e dedicação de Maria —mãe do Salvador— esteja sempre presente no coração de todos. Feliz Dia das Mães!

 


 

Se ligue

 

Pela ética e dignidade na política

    Acompanhamos, estarrecidos, as graves denúncias de corrupção envolvendo os três poderes da República. Estes casos refletem a deterioração ética que ameaça toda a sociedade. Aliada ao crescente empobrecimento do povo, esta situação corrói as bases da democracia. Gera instabilidade política e aumenta a insegurança.

    Impelidos pela fidelidade ao Evangelho, não podemos deixar de falar. Desejamos uma apuração imediata e transparente, utilizando os instrumentos legais de que dispõe a sociedade, entre eles a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).

    Deixar de apurar denúncias e elucidar fatos, mantendo-os encobertos e, conseqüentemente, impunes, favorece o descrédito das instituições e o desgaste da função política.

    Como pastores, unimo-nos aos esforços da sociedade civil e do Estado na construção de uma nação fundamentada nos imperativos éticos e na dignidade humana.

 

Nota da Presidência e da Comissão Episcopal de Pastoral da CNBB

(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)

Brasília-DF, 29 de março de 2001

 

Atualizada em 10 de maio de 2001