Home Page
Histórico
Organização
Dom Luciano
Tribunal Eclesiástico
Dacom
Seminários
Museu
Arquivos
StudioM

Regiões
Arquidiocesanas

Centro
Leste
Norte
Oeste
Sul

        

Vigário episcopal

    O pe. Marcelo Santiago, vigário episcopal da região Mariana Norte, viaja no dia 18 de agosto para Roma. Pe. Marcelo irá estudar Teologia Moral. Assume como vigário episcopal da região Norte pe. José de Souza Sena, da Paróquia Santa Efigênia, em Ouro Preto.

 

Uma nova realidade em construção

    Desperta cidadão foi o nome escolhido para o projeto em construção na Arquidiocese de Mariana, com a participação de leigos, padres e agentes de pastorais de várias cidades. O objetivo é refletir sobre as causas, conseqüências e alternativas para a realidade política, econômica e social do país —e das regiões que compõem a Arquidiocese.

    Em reunião do dia 6 de agosto algumas idéias se concretizaram. Foram organizadas equipes de formação, divulgação e finanças. E escolhido o comunicador oficial do projeto: pe. Geraldo Barbosa (Ouro Preto) —telefone: 0xx 31 3551-3282, e-mail: museupad@ouropreto.feop.com.br

    Ficou definido, ainda, que o projeto Desperta cidadão terá um stand no Fórum Social pela Vida, que acontece de 5 a 9 de setembro, em Ouro Branco. Também será elaborado um folder para maior divulgação das propostas e discussões. As equipes voltam a se reunir em 24 de agosto, em Viçosa, às 18 horas.

 

Comunidade Bom Pastor

    Dia 18 de agosto acontece a inauguração das novas instalações da Comunidade Terapêutica Bom Pastor, em Ouro Branco. A Comunidade Bom Pastor trabalha na recuperação de dependente químicos. Com as novas instalações, a casa terá capacidade para 20 pessoas e contará com outras alternativas para ajudar na integração e auto–estima dos que estão se recuperando.

 

Reunião do CAP

    Na próxima terça-feira, 14 de agosto, acontece reunião do CAP (Conselho Arquidiocesano de Pastoral). Estarão presentes representantes de todas as regiões da Arquidiocese. A reunião será no Centro Pastoral, em Mariana, às 9h30min.

 

Fórum Social pela Vida

    A equipe de organização do Fórum Social pela Vida se reuniu em 9 de agosto, em Ouro Branco, dando continuidade aos preparativos para a realização do evento. O fórum acontece de 5 a 9 de setembro, no Ginásio Poliesportivo, naquela cidade. Mais de mil pessoas estarão presentes, representando as 123 Paróquias da Arquidiocese e outras forças populares.

    As discussões no fórum vão partir de dois eixos: agressão à vida no campo e na cidade e resistência e lutas no campo e na cidade. Entre os conferencistas estão João Pedro Stedile, membro da Direção Nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), e dom Tomás Balduíno, presidente da CPT (Comissão Pastoral da Terra). Serão realizadas 20 oficinas, com diversificados temas.

Informações: Secretaria do Fórum -telefone: 0xx 31 3741-6191

E-mail: pjcarlos@viareal.com.br

 

Curso de comunicação

    Dia 4 de agosto aconteceu mais um curso de comunicação, organizado pela PASCOM (Pastoral da Comunicação) da região Mariana Oeste. Leigos e agentes de pastoral das Paróquias São João Batista, Santa Terezinha, Bom Pastor e Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete, participaram da atividade. A presença, cerca de 130 pessoas, superou as expectativas e demonstrou que o interesse pela comunicação na Igreja vem crescendo a cada dia.

 

Curso profissionalizante

    Desde o dia 2 de agosto a Paróquia São José Operário, em Ouro Branco, realiza curso profissionalizante, com o objetivo de capacitar jovens e desempregados para o mercado de trabalho —cada vez mais exigente.

 

Pe. João Batista e pe. Geraldo Magela assumem novas paróquias

    Em 30 de julho aconteceu a posse do pe. João Batista Barbosa como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Conselheiro Lafaiete. A comunidade acolheu o padre com carinho e esperança na celebração eucarística presidida por dom Luciano Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana.

    A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Jeceaba, vacante com a saída de pe. João Batista, será assumida pelo pe. Geraldo Magela. A celebração de posse está marcada para amanhã, 11 de agosto, com a presença de dom Luciano. Boas-vindas ao pe. Geraldo Magela na região Oeste e votos de um trabalho frutuoso.

 

Movimento Shalom

    O movimento Shalon continua firme na missão de espalhar a paz no meio da juventude. De 26 a 29 de julho aconteceu em Conselheiro Lafaiete a 34a Jornada. Que esses jovens consigam persistir na luta para que as sementes da paz continuem sendo espalhadas.

 

Notícias gerais

 

Informações sobre dom Moacyr Grechi

    Dom Moacir Grechi, arcebispo de Porto Velho (RO), sofreu um acidente de carro na madrugada de 30 de julho. Seguem informações sobre o estado de saúde dele.

 

    Queridos amigos

    Paz infinita!!!

    Dos últimos boletins médicos sobre o estado de saúde de Dom Moacir, quase nada se alterou. Algumas novidades: a infecção pulmonar já foi controlada, segundo informações diretas dos médicos. Ele ainda continua semi-sedado. Quando vamos visitá-lo, ele "fala" com a gente, mas claro que não sai voz nenhuma devido a traqueostomia feita. Mas dá para sentir que ele quer se comunicar. Hoje pela manhã, ele rezou uma Ave Maria com o Pe. Luiggi Ceppi (do Acre) e foi até o fim. Ele aperta a nossa mão, ri, reza... enfim...agora é só uma questão de tempo. Vamos continuar rezando por ele.

    Um grande abraço a todos

    Com carinho,

    Frei Rinaldo, osm

 

Cimi realiza assembléia geral

    De 6 a 10 de agosto o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) reúne-se em assembléia geral, em Luziânia (GO). A reunião deste ano marca o início das celebrações dos 30 anos que a entidade completa em abril de 2002 —mesmo ano em que a Campanha da Fraternidade terá os povos indígenas como tema. Estão presentes 100 missionários dos 11 regionais do Cimi, espalhados pelo país, e cerca de 20 indígenas de vários povos.

    A assembléia tem as presenças de dom Pedro Casaldáliga, bispo de São Félix do Araguaia (MT), e de dom Tomás Balduíno, bispo emérito de Goiás Velho (GO), dom Aparecido José Dias, bispo de Roraima (RO), e dom Heriberto Hermes (TO), além do presidente do Cimi, dom Franco Masserdotti, bispo de Balsas (MA). Durante esses dias o Cimi avalia o trabalho missionário realizado nestas três décadas junto aos povos indígenas e os desafios para os próximos 500 anos. A conjuntura na qual nasceu o Cimi, da ditadura militar, mudou para o neoliberalismo, no qual os povos indígenas somaram-se aos milhares de excluídos que o sistema criou.   

    Hoje, 10 de agosto, o Cimi lançou em Brasília o livro Outros 500, Construindo uma Nova História, que mostra uma nova versão da história da conquista, denunciando a política genocida do governo brasileiro, ao longo da história recente, e apresenta a luta dos povos indígenas no Brasil, sobretudo a dos povos ressurgidos. O lançamento aconteceu no auditório da CNBB, às 14h30min. Informações: (61) 322-7582/917-9328.

 

Falsários continuam agindo! CUIDADO!

Falsários continuam enganando comunidades religiosas, paróquias e dioceses. Apresentam-se como padres, bispos ou leigos, como, recentemente, um homem chamado Plácido. A tática é sempre a mesma: oferece vantagens, ajuda na formação das vocações, construções de igrejas e obras paroquiais. Apresenta recibos de depósitos em favor da comunidade e pede uma importância para procedimentos iniciais indispensáveis. O sr. Plácido tem utilizado cheques do banco Itaú, roubados (e já sustados) da Pia sociedade Filhas de São Paulo – Paulinas – de Brasília (DF).

 

Se ligue

 

Não à privatização da água

    O Banco Mundial adotou, recentemente, política de incentivo à privatização do fornecimento de água potável. Multinacionais como a Monsanto e a Bechtel descobriram o filão e canalizam investimentos no setor. Em 2008, a Monsanto espera um lucro líquido de 63 milhões de dólares, que sairão dos negócios de água que mantêm na Índia e no México.

    A crise mundial do abastecimento de água potável, prevista para o primeiro quarto deste século, foi tema de matérias censuradas. Segundo a Organização das Nações Unidas, a cada 20 anos dobra o consumo de água potável no mundo. Mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso, hoje, à água potável. A persistir aquele aumento de consumo, em 2025 a demanda por água será 56% maior do que a oferta. A comercialização da água ainda será um importante filão de negócios.


Matéria censuradas

    As 25 histórias mais importantes censuradas nos EUA em 2000 estão arroladas no Project Censored, uma espécie de observatório da imprensa. Todos os anos, o projeto traz as principais reportagens que não receberam aprovação de editores. A fim de marcar os seus 25 anos de existência, em 2001, Project Censored convidou Noam Chomsky para fazer a análise de um quarto de século de censura.

    A página do Project Censored na Internet (www.projectcensored.org) contém a íntegra das matérias. Alguns dos 25 títulos escolhidos pelo projeto este ano:

*Pessoal de operações psicológicas do Exército dos EUA trabalhou na CNN

*Informe internacional responsabiliza os EUA e outros por genocídio em Ruanda

*Estudo independente assinala o perigo de alimentos geneticamente modificados

*Cuba lidera no mundo em cultivos orgânicos

*A Organização Mundial de Comércio é uma instituição ilegal

*Projeto do Genoma Humano abre as portas a bioarmas etnicamente específicas

*Povos indígenas desafiam propriedade privada e patentes de vida

*Pentágono busca grandes fusões entre corporações internacionais de armas

    Project Censored está vinculado à Sonoma State University, da Califórnia, e tem por objetivo escancarar a censura existente trazendo os temas de reportagens mais significativos que deixaram de ser publicadas, por uma razão ou outra, e sobre os quais a sociedade devia ser informada para que possa tomar suas próprias decisões.

Fonte: ALC – Agência Latino-americana e

Caribenha de Comunicação

 

Atualizada em 10 de agosto de 2001