Home Page
Histórico
Organização
Dom Luciano
Tribunal Eclesiástico
Dacom
Seminários
Museu
Arquivos
StudioM

Regiões
Arquidiocesanas

Centro
Leste
Norte
Oeste
Sul

        

Começa encontro das Cebs

    Começa hoje, 27 de julho, em Governador Valadares, o 10º Encontro das Comunidades Eclesiais de Base da Microrregião Centro II. Com o tema Espiritualidade libertadora e compromisso com os excluídos, o evento prossegue até o dia 29. Tem como lema Irmão, que devemos fazer? (AT 3,37).

    Durante a caminhada, as CEBs passaram por várias etapas que constituem o aprendizado coletivo. Hoje, se constituem em uma esperança da Igreja e são, historicamente, o jeito de ser Igreja que mais se aproxima do projeto de Jesus Cristo. A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) está buscando revitalizara as comunidades a partir da reflexão sobre os Atos dos Apóstolos.

 

Terceiro Mutirão de Evangelização

    Ocorre em Senador Firmino, de 23 a 28 de julho, a Semana Missionária da região Mariana Centro. A atividade faz parte do Terceiro Mutirão da Evangelização da região, organizado pelo GAM (Grupo de Animação Missionária). A semana foi iniciada em Piranga, de 18 a 23 junho. Em seguida, de 10 a 14 de julho, foi a vez de Senhora de Oliveira.

    A atividade ocorre, ainda, nos seguintes locais: Brás Pires, 17 a 21 de setembro, Porto Firme, 1º a 5 de outubro, Presidente Bernardes, 22 a 27 de outubro, Capela Nova, 12 a 17 de novembro.

    Um livro foi elaborado para auxiliar os missionários. O conteúdo revela a linha no trabalho desenvolvido: transformar a paróquia numa rede de comunidades, conforme prioridade do plano de evangelização da Arquidiocese de Mariana. A região conta com mais de cem missionários, que recebem formação permanente e são comprometidos nos trabalhos pastorais em suas Paróquias.

 

Festa do Trabalhador Rural

    Domingo, 29 de julho, acontece a Festa do Trabalhador Rural em Presidente Bernardes. A festa será iniciada às 11horas, na praça União. A partir das 12 horas caminhada até a Igreja Matriz. Em seguida, caminhada até a Igreja Matriz. Várias atividades culturais serão realizadas durante a atividade. Um jantar comunitário no salão paroquial encerrará a Festa do Trabalhador Rural.

 

Notícias da Pascom

    Com a proposta de debater sobre rádio e fazer avançar a comunicação nas emissoras da Arquidiocese de Mariana, acontece uma reunião em Congonhas, em 31 de julho. Na pauta, discussão sobre programação e maior integração entre as rádios e o Dacom (Departamento Arquidiocesano de Comunicação).

Em 3 de agosto, estará reunida a Equipe Arquidiocesana de Comunicação, no Dacom, em Mariana. Horário: 9h30min. Momento para avaliar os caminhos da Pascom (Pastoral da Comunicação) na Arquidiocese.

 

Retiro dos seminaristas

    De 2 a 5 de agosto acontece retiro para os seminaristas. O retiro é realizado a cada semestre e marca o reinício das atividades no Seminário São José, em Mariana. Ocorre nos Institutos de Teologia e Filosofia —Casas de Formação do Seminário.

 

Fórum Social pela Vida

    Dia 9 de agosto a equipe de organização do Fórum Social pela Vida se reúne em Ouro Branco. O fórum ocorre de 5 a 9 de setembro, no Ginásio Poliesportivo, naquela cidade. Toda a Arquidiocese de Mariana está mobilizada para participar desse grande momento.

    Mais de 1.000 pessoas estarão presentes, representando as 123 Paróquias da Arquidiocese e outras forças populares. Os participantes vão discutir sobre a agressão à vida no campo e na cidade e buscar, juntos, alternativas de construção e defesa da vida.

    O Fórum Social pela Vida permitirá vencer as distâncias, os desânimos e as desarticulações. Procure sua Paróquia e venha participar conosco!

Outras informações na Secretaria do Fórum: (0xx) 31 3741-6191 - pjcarlos@viareal.com.br

 

Pastoral da Juventude do Brasil

   
Com a presença de 170 convidados e delegados iniciou no dia 24 de julho, em
Goiânia (GO), a 13ª Assembléia Nacional da PJB (Pastoral da Juventude do Brasil), com os objetivos de planejar e avaliar a caminhada. A assembléia, que será encerrada no dia 31, reúne jovens, assessores, entre eles leigos, religiosos, padres e alguns bispos que acompanham a pastoral da juventude nos regionais.

 

Encontro Nacional da Pastoral Universitária

    De 1º a 4 de agosto acontece o Encontro Nacional da PU (Pastoral Universitária), na Universidade Católica de Goiás. Além da avaliação e da troca de experiências realizadas em universidades brasileiras, o encontro vai procurar respostas à pergunta: "O  que a Pastoral Universitária pode desenvolver nas universidades para realizar a solidariedade para o resgate
da cidadania?"

 

Centro de Pastoral Sanitária e Bioética no Peru

    A capital do Peru terá em breve um novo Centro de Pastoral Sanitária e Bioética. A iniciativa é promovida pelos religiosos Camilianos, que já lançaram a pedra fundamental da construção do primeiro instituto do gênero no país. O centro será construído no distrito de Breña, em Lima, e disporá de amplas salas de estudo, de uma biblioteca e de um auditório com capacidade para 600 pessoas.

    O projeto é financiado pela Congregação dos Camilianos e já recebeu sinal verde do Provincial, pe. Lino Tamanini. O centro dará oportunidade aos agentes pastorais e ao pessoal médico e paramédico de se atualizarem e de viverem momentos de debates com profissionais do setor sobre temas como a humanização dos hospitais, a bioética e a medicina alternativa.

 

Se ligue

 

Arquidiocese de Salvador diz não à privatização da água

    A Arquidiocese de Salvador já se posicionou contrária à idéia do governo da Bahia de privatizar os serviços de água e esgotos. E iniciou uma campanha, inclusive nas Igrejas, pedindo aos fiéis que apóiem todas as iniciativas contra a venda da Embasa. O Movimento de Defesa da Água realizou também uma caravana, que percorreu vários bairros no subúrbio ferroviário, colhendo assinaturas para mover uma ação popular contra a privatização.

   A Arquidiocese distribui um folheto, no qual o próprio arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Geraldo Majella, condena a privatização do sistema de abastecimento de água. "A água é elemento essencial para a vida humana. É um direito natural de todos. Por isso, ela não pode ser propriedade particular de ninguém, nem mesmo do Estado", afirma o religioso, para quem o risco da privatização é o de que a prioridade seja apenas o lucro.

    O leilão da Embasa está previsto para novembro próximo. E o governo da Bahia já recebeu R$ 400 milhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) a título de adiantamento do que será pago pela companhia.

 

Atualizada em 27 de julho de 2001