quinta-feira

, 25 de abril de 2024

Ordenação Episcopal de Monsenhor Edmar será em maio

12 de março de 2024 Arquidiocese

O Bispo Auxiliar Eleito da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), Monsenhor Edmar José da Silva, confirmou nesta terça-feira, 12 de março, a data de sua ordenação episcopal. A cerimônia ocorrerá dia 11 de maio, às 10h, em Alto Rio Doce (MG), a aproximadamente 57 km da cidade de Barbacena.

Conforme o Cerimonial dos Bispos, para a ordenação de um bispo são necessários no mínimo três prelados, sendo um principal e outros dois consagrantes. Para a sua ordenação, Monsenhor Edmar convidou como ordenante principal o Arcebispo Metropolitano da Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Já os consagrantes serão o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e o Bispo Emérito de Oliveira (MG) e Filho de Mariana, Dom Francisco Barroso Filho.

Nomeado pelo Papa Francisco na última quarta-feira, dia 6, Monsenhor Edmar é natural de Alto Rio Doce e completa, em 19 de maio, 23 anos de ordenação presbiteral. De acordo com ele, o seu coração ficou muito apertado em receber o chamado ao episcopado, mas recebeu com muita alegria e gratidão a Deus e ao Papa Francisco.

“Dom Geraldo dizia assim: ‘nunca pedi nada à Igreja, mas tudo o que a Igreja me pediu eu nunca neguei também’. Então, fica essa frase no coração. Depois, fiquei pensando assim: se é chamado de Deus, tem que responder que sim, porque se não fosse para ser, não estaria sendo — a gente sabe disso. Isso também veio no meu coração”, disse no dia de sua nomeação.

Em mensagem à Arquidiocese de Mariana, divulgada na sexta-feira, 8 de março, ele agradeceu a sua família, amigos, instituições e pessoas por quais ele é grato em sua trajetória nesta Igreja Particular.

“‘Servi ao Senhor com alegria!’ (Sl 99, 2): tenho consciência de que o ministério episcopal não é status, honraria ou promoção eclesial, mas é serviço confiado por Deus. O Papa Francisco tem insistido muito na alegria como regra de vida para os cristãos. É com esta alegria que desejo cuidar das ovelhas do Senhor que me serão confiadas! Para isso, peço a todos: rezem por mim!”, afirmou em trecho da mensagem.

Acesse a íntegra da mensagem aqui

Texto: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana

Veja também:

Monsenhor Edmar envia mensagem à Arquidiocese de Mariana

Três bispos em seis meses: Monsenhor Edmar é o mais novo filho de Mariana chamado ao episcopado

Papa Francisco nomeia Padre Edmar como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte

Agenda