quinta-feira

, 25 de abril de 2024

Celebração Eucarística marca o primeiro ano de funcionamento da Casa do Padre

30 de janeiro de 2024 Arquidiocese

Comemorando o primeiro ano de funcionamento da Casa do Padre, em Barbacena (MG), aconteceu na última sexta-feira, 26 de janeiro, uma Celebração Eucarística em ação de graças pela residência destinada ao cuidado dos sacerdotes idosos e enfermos da Arquidiocese de Mariana.

Organizada pelo administrador da Casa, Padre Sebastião César Moreira, OCS, a missa foi concelebrada pelos quatro presbíteros assistidos: Padre Afonso João Chagas, Padre João Carlos Chini, Padre Luiz Miguel de Souza e Padre Márcio Vieira Viana.

Além disso, também estiveram presentes o Pároco da Paróquia Bom Pastor, Cônego Tarcísio Sebastião Moreira, que presidiu a Eucaristia, e o Vigário Paroquial, Padre Geraldo Martinho Arantes. Após a celebração, os sacerdotes participaram de uma confraternização, quando puderam conversar e festejar a data.

Responsável administrativo pela Casa, Padre Sebastião Moreira enfatizou o trabalho exercido e os motivos que os levam a esta comemoração.Hoje estamos celebrando o primeiro aniversário, um ano de presença na Arquidiocese de Mariana, servindo Cristo Sacerdote na pessoa dos sacerdotes que hoje aqui residem. Padres que serviram a essa Diocese e hoje precisam de cuidados médicos ou atenção diante da idade avançada”, disse.

O presbítero também ressaltou a importância da presença de Cônego Tarcísio. “[Ele] tem dado [um] apoio muito grande a essa Casa, aos sacerdotes, em espírito de fraternidade, solidariedade e de acolhida”, comentou.

Para Padre Sebastião, a Missa foi um momento de louvar a Deus e de agradecimento pelo trabalhando que tem sido realizado. “Foi um momento de alegria […]. Rezemos por essa Diocese, pelos sacerdotes que se encontram [na residência], os que ainda chegarão. Rezemos pelas vocações, precisamos das vocações para continuar servindo”, enfatizou o religioso.

Por fim, Padre Sebastião convida que os demais presbíteros do clero marianense visitem à Casa do Padre e levem o espírito de alegria aos sacerdotes residentes, alegria essa “que é sempre uma bênção, um sinal de paz”.

Inaugurada em 27 de janeiro de 2023, a residência está sob a administração dos presbíteros da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. A instituição funciona em prédio adjacente à Paróquia Bom Pastor, localizado na Rua Padre Manoel Rodrigues, Bairro Carmo, em Barbacena.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Padre Sebastião César Moreira, OCS

Agenda