sexta-feira

, 29 de março de 2024

Movimento de Emaús realiza Maranatha de São João Batista e anuncia retorno das atividades presenciais

06 de julho de 2022 Arquidiocese

Aconteceu no último sábado, 02 de julho, a Maranatha em honra a São João Batista, padroeiro do Movimento de Emaús. A Santa Missa, concelebrada pelos Padres Thiago José Gomes e Lambert Noben, MO, foi realizada na paróquia de mesmo nome, em Conselheiro Lafaiete (MG).

Momento de forte emoção pois, além de ser um dia de reencontro após pouco mais de dois anos sem atividades presencias, devido à pandemia da Covid-19, foi também um dia de partilhar histórias e testemunhar como cada um vivenciou a fé nestes tempos tão difíceis.

Durante a homília, Padre Thiago destacou a presença do timão, símbolo do Emaús. “É Jesus quem nos conduz pelo mar da vida, assim como conduz o Movimento. Temos que nos manter unidos e firmes no propósito de levar Cristo aos jovens. Afinal, é o próprio Cristo quem nos convida a fazer este encontro com Ele”, afirmou.

Ainda, à ocasião, véspera da Solenidade de São Pedro e São Paulo, também foi um momento de reflexão sobre estes que hoje guiam o barco e a bela missão do Papa Francisco ao conduzir a Igreja de Jesus. Para finalizar, Padre Thiago deixou algumas perguntas para serem meditadas: Temos guardado a fé? Temos promovido a unidade entre os cristãos? Temos sido perseverantes? Temos sido gratos a Deus por aqueles que hoje, nestes tempos, seguram o timão?. “Mesmo em nossas fragilidades, Deus conta conosco”, ressaltou.

Retorno das atividades presenciais

A celebração também marcou a alegria do retorno das atividades presenciais, que acontecerão ao longo do segundo semestre deste ano. Confira as principais datas:

  • De Volta a Casa de Emaús (DACE) – preparação para os cursos: 06 e 07 de agosto, em Conselheiro Lafaiete;
  • 126º Curso Feminino: 08 a 11 de setembro;
  • 114º Curso Masculino: 03 a 06 de novembro.

O Movimento de Emaús enfatiza que todas as medidas e cuidados serão mantidos em toda e qualquer atividade realizada.

Sobre o Emaús

Foto: Reprodução do Facebook

O Emaús é um curso de valores humanos e cristãos para jovens, solteiros e batizados, entre 18 e 29 anos. Com a duração de três dias, é realizado separadamente para homens e mulheres, em regime de clausura, e está presente em diversas Dioceses do Brasil.

O Emaús tem como finalidade propiciar aos jovens uma profunda reflexão sobre o valor da vida, da Igreja e uma vivência em comunidade à luz da Palavra de Deus. Ainda, procura atender ao clamor do Papa Paulo VI quando disse: “a atual missão da Igreja é dar Cristo à juventude”, criando, assim, um espaço “onde o Evangelho é transmitido e deve se irradiar” (exortação apostólica Evangelii Nuntiandi – Paulo VI).

O objetivo do Curso de Emaús é formar e desenvolver líderes comunitários, que posteriormente atuarão em suas paróquias de origem. O Emaús não tira o jovem da sua paróquia. Sua missão, enquanto instrumento da Igreja a serviço da evangelização da juventude, é dar ao jovem cursista uma sólida formação cristã, para que ele possa voltar à sua paróquia e dinamizar o grupo de jovens paroquial.

Texto: Carlos Miranda Lima

Foto: Almir José Pinto

Agenda